Edição 2018 do Parlamento Juvenil da Alerj começa esta semana

Jovens terão acesso ao dia a dia dos deputados e vão participar de sessões no plenário, debatendo projetos de lei
segunda-feira, 12 de março de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Em sua 11ª edição, projeto reúne 90 estudantes de quase todos os municípios do estado (Arquivo AVS)
Em sua 11ª edição, projeto reúne 90 estudantes de quase todos os municípios do estado (Arquivo AVS)

Esta semana será de muita produtividade e aprendizado para dezenas de jovens do estado. Na tarde desta segunda-feira, 12, começou oficialmente a 11ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Ao todo, 90 estudantes da rede pública de ensino estão representando as cidades fluminenses e terão até a próxima sexta-feira, 16, para conhecer a rotina dos parlamentares que ajudam a governar nosso estado.

Na programação, meninos e meninas de quase todos os municípios do Rio poderão discutir assuntos de interesse da população, formando comissões, debatendo projetos de lei e votando textos. Para o coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira (PSol), a crescente participação de jovens em projetos como esse comprova o surgimento de uma nova consciência política. “Certamente será uma edição histórica, com muitos temas importantes para o nosso estado e o fortalecimento da nossa juventude que quer contribuir”, destacou Nogueira, que está à frente do projeto pelo terceiro ano consecutivo.

O Parlamento Juvenil, que teve sua primeira edição realizada em 2003, tem como finalidade, aproximar os jovens da política e fazê-los participar dela. Podem participar da corrida eleitoral ao PJ - Alerj estudantes de 14 a 17 anos matriculados em escolas da rede pública estadual. Além ter um contato de perto com a rotina dos parlamentares, durante o PJ esses jovens também têm a oportunidade de apresentar seus próprios projetos de leis.

No último dia do evento, os três projetos mais votados são encaminhados ao governador Luiz Fernando Pezão, que irá apreciar os textos, que poderão ser, de fato, transformados em lei. No último mês, dois projetos de lei do PJ foram aprovados no plenário, iniciativas que ainda serão apresentadas a Pezão.

Nesta edição do Parlamento Juvenil, Nova Friburgo está sendo representada pela jovem Leorrane Pereira da Costa, aluna do Colégio Estadual Augusto Spinelli. A estudante foi a única candidata mulher a concorrer ao PJ em Nova Friburgo em 2017. “Ainda parece que estou vivendo um sonho. Não imaginei que iria ganhar, estava desacreditada, mas queria ter a oportunidade de fazer a diferença, tanto como mulher quanto como estudante. Agora estou ansiosa para que isso aconteça. Vou aprender muitas coisas, ter contato com muitas pessoas diferentes, ver a política de outro ângulo. Sou uma Leorrane agora, mas, depois dessa experiência, acredito que serei melhor”, declarou a jovem em entrevista para A VOZ DA SERRA em julho de 2017, logo depois de ser eleita por voto popular.

O projeto tem parceria das secretarias estaduais de Educação e de Esporte, Lazer e Juventude. Mais informações sobre a iniciativa pelo site www.parlamento-juvenil.rj.gov.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade