A Economia Criativa e a participação da Acianf nos projetos de Friburgo

Nos dias atuais, há cada vez mais modelos de negócios ou gestão baseados na criatividade, no conhecimento e na bagagem cultural
sexta-feira, 14 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Curso de cinema da produtora Arturius Filmes (Foto: Leo Arturius)
Curso de cinema da produtora Arturius Filmes (Foto: Leo Arturius)

Nos dias atuais, cada vez mais modelos de negócios ou gestão baseados na criatividade, no conhecimento e na bagagem cultural são desenvolvidos e geram, à toda uma geração, trabalho e renda significativa. É a chamada Economia Criativa, que, diferente dos empregos tradicionais, foca no potencial da criação individual.

Toda essa economia se baseia em produzir serviços e bens criativos. As indústrias da moda, da cultura, do design, da música, da tecnologia e da arte trabalham baseadas na criação e reinvenção. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) a economia criativa se tornou umas das maiores vertentes atuais, sendo capaz de transformar o mundo.

Além de ser o setor que mais cresce — não só em quantidade de profissionais, mas também em renda e em criação de empregos, segundo o Sebrae — a Economia Criativa contribui constantemente para o aumento do desenvolvimento social. Ela tem a capacidade de entreter e gerar qualidade de vida através de atividades, projetos audiovisuais, da publicação, etc.

É um conceito relativamente novo no Brasil. Com seu potencial comprovado, em 2011 foi implantada a Secretaria de Economia Criativa, sob o comando do Ministério da Cultura. A missão é “conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio do fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros”.

A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo fomenta, constantemente, os produtores e empresários do ramo, oferecendo apoio, divulgação e compromisso com os eventos e atividades que trazem a criatividade como conteúdo principal.

A Flinf (Festa Literária de Nova Friburgo), que teve curadoria do Conectivos, trouxe diversos interessados em literatura para a Serra no feriado do dia 12 de outubro de 2016. Nomes importantes, como Zuenir Ventura, tiveram contato com o público e puderam compartilhar histórias, experiências e ideias. A segunda edição da Flinf trará muito benefícios para a cidade neste ano, e a Associação Comercial fomentará o projeto, visando o bem socioeconômico do município.

A produtora carioca Arturius Filmes, que cria projetos em Nova Friburgo desde 2016, apresenta cursos voltados para cinema, fotografia e roteiro. Os cursos já estão na 2ª edição e vários jovens e interessados na carreira já se inscreveram e estão participando das aulas.

A Companhia Arteira, responsável por inúmeras peças de teatro, apresenta conteúdos musicais, infantis e culturais. As últimas obras apresentadas por ela foi “Alabumticabum”, um espetáculo infantil que aconteceu no começo de abril, e o Auto de Natal A Primeira Estrela, que aconteceu no dia 18 de dezembro, com o apoio da Associação Comercial de Nova Friburgo.

A próxima capacitação fica por conta do curso livre O Teatro Físico, com Pedro Poema, na Idealis Cursos (Rua Roberto Azevedo, 22, Centro), do dia 17 de abril ao dia 26 de junho, com turmas de jovens e adultos a partir 14 anos. As aulas acontecem às segundas — das 10h às 12h — e às terças — das 18h às 20h.

Com cada vez mais interessados no ramo e mais mentes criativas conseguindo viver de seus projetos, a Associação Comercial continuará apoiando a cultura e a informação, e espera que todas esses novos projetos acrescentem tanto na sociedade quanto na economia friburguense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Acianf | economia criativa
Publicidade