Eclipse lunar atrai grande público ao planetário

Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento; nuvens quase atrapalharam
terça-feira, 29 de setembro de 2015
por Eloir Perdigão
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

“Foi memorável a noite do último domingo, 27, nos jardins do Planetário de Nova Friburgo.” A vibrante exclamação é do diretor do Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf) e coordenador do planetário, professor Reinaldo Kiss Ivanicska Júnior. Uma pequena multidão acorreu ao planetário, situado na Via Expressa, anexo ao Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa, para acompanhar um eclipse esperado durante o ano inteiro.

O fenômeno era aguardado por cerca de 200 pessoas. Mas o entusiasmo por pouco não se transformou em uma grande decepção. Durante a semana prevaleceu um céu claro, sem nuvens, e justamente naquela noite, meia hora antes da previsão para o início da ocultação do luar pela sombra da Terra, as nuvens começaram a aparecer, e em pouco tempo, diante e uma plateia perplexa, escureceram o céu e ocultaram a Lua, que já começava a mudar suas feições.

O professor Reinaldo percebeu a preocupação tomando conta dos presentes. Em um determinado momento, perto da totalidade, já não se via mais o astro e o temor era que começasse a chover. Mas o coordenador do planetário salienta que a persistência das pessoas que compareceram ao evento foi gratificada. Por volta da meia-noite, as nuvens se foram e o espetáculo promovido pelo nosso satélite natural foi memorável.

Crianças, adultos e idosos que compareceram ao planetário não puderam  esconder as exclamações de surpresa e admiração perante o belo espetáculo astronômico. Espalhavam-se vibrando pelo gramado do planetário com suas câmeras. E não faltaram as famosas selfies com os telescópios do Canf.

O professor Reinaldo cita que, até contrariando o previsto, o programa de observação que era para seguir até a meia-noite acabou se estendendo até a uma hora e meia da madrugada de segunda-feira, quando o fenômeno se encerrou. “Foi a certeza de que nosso trabalho no Planetário de Nova Friburgo agora se encontra cada vez mais reconhecido pela comunidade friburguense. O visual, famílias inteiras reunidas, não só aqui, mas em nosso país e em todo mundo em torno da observação de um espetáculo da natureza, nos estimula a continuar nossa tarefa de divulgar a astronomia e ciências associadas onde for necessário e solicitado.”

  • (Foto: Alison Mineiro)

    (Foto: Alison Mineiro)

  • (Foto: Alison Mineiro)

    (Foto: Alison Mineiro)

  • (Foto: Alison Mineiro)

    (Foto: Alison Mineiro)

  • (Foto: Alison Mineiro)

    (Foto: Alison Mineiro)

  • (Foto: Alison Mineiro)

    (Foto: Alison Mineiro)

  • (Foto: Alison Mineiro)

    (Foto: Alison Mineiro)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Planetário | eclipse | Olaria | CANF
Publicidade