Duas Pedras recebe contenções mas moradores querem galeria

quinta-feira, 28 de novembro de 2013
por Eloir Perdigão
Duas Pedras recebe contenções mas moradores querem galeria
Duas Pedras recebe contenções mas moradores querem galeria

Uma galeria para drenar as águas que descem próximo ao Hospital São Lucas. Esta é a principal reivindicação da comunidade de Duas Pedras, bairro que recebeu várias obras de contenção após a tragédia climática de janeiro de 2011. Os moradores do bairro, situado no início da estrada RJ-130, que liga Nova Friburgo a Teresópolis, e tem o terminal rodoviário norte, também têm outras reivindicações às autoridades.

Duas Pedras ganhou uma Unidade de Proteção Comunitária (UPC), que opera com quatro funcionários, sendo três do próprio bairro, que passam informações sobre as condições do tempo e da Defesa Civil. Fica situada na Rua São Pedro, em frente ao Colégio Estadual Tuffy El-Jaick.

Contenções foram construídas pelo governo estadual ao longo da Rua São Pedro, começando em frente ao colégio (não contemplaram as casas próximas) e seguiram pelo trecho atrás da igreja católica. Mas a vice-presidente da associação de moradores local, Rosemar Rodrigues (Rose), insiste que falta a conclusão das obras, faltam calçadas em alguns trechos e ninguém tem certeza se as obras darão o resultado esperado.

Na Rua Alexandre Risso o Córrego dos Mosquitos foi coberto e a pista recuperada. Próximo dali um valão permanece descoberto e a Prefeitura faz o trabalho de desassoreamento com máquinas. Esse valão está incluído no projeto do DER e do Inea para ser parte integrante da galeria que escoará as águas que descem próximo ao Hospital São Lucas. Rose crê que essa galeria há de resolver o problema de Duas Pedras e da RJ-130, onde os motoristas costumam enfrentar as enxurradas em épocas de chuvas fortes. 

Mas, por enquanto, a tão sonhada e aguardada galeria está só no projeto. As plantas foram mostradas aos moradores, que no entanto se mostram preocupados com mais um verão se aproximando sem essa obra. Rose sabe que a verba já foi até liberada, mas foi informada também que o projeto terá alterações e a licitação só será feita três meses após.

SINALIZAÇÃO E LIMPEZA – Deixando a esfera estadual e partindo para a municipal, os moradores de Duas Pedras lançam dois alertas às autoridades. Um deles é sobre a ausência de sinalização no bairro, que tem trânsito complicado, agravado pela circulação de grandes ônibus, que chegam e partem do terminal rodoviário norte, além de carretas de cimento e bebidas em suas ruas estreitas. Isso sem contar que os carros estacionam em cima das calçadas, dos dois lados da rua, em pontos de ônibus, inclusive em frente à sede do Detran, e passam em alta velocidade.

Rose garante que a associação já pediu oficialmente as providências à Autran e nada foi feito até agora. Os guardas não aparecem. Os moradores ligam, recebem a promessa de providências e fica nisso.

A capina e a limpeza, segundo Rose, só são feitas no centro do bairro. Na Rua São Pedro, após a igreja, falta esse serviço e o mato invade a pista. No final dessa rua, os terrenos remanescentes das casas destruídas na tragédia permanecem abandonados e os moradores não sabem o que será feito.

OBRAS INACABADAS – A vice-presidente da associação de moradores se mostra agradecida pelas obras de contenção construídas em Duas Pedras, mas reclama que estão inacabadas.

Rose comenta indignada a questão de a manutenção pública ser feita da igreja para baixo, deixando o trecho final da Rua São Pedro sem os cuidados necessários, como capina e limpeza. "Da igreja para cima nós não temos o mesmo atendimento da igreja para baixo, sem capina e limpeza de bueiros”.

Rose finaliza relembrando a questão da falta da galeria na RJ-130, motivo da maior preocupação dos moradores. A enxurrada é tanta que os moradores da Rua João Belório, transversal à estrada, construíram uma pequena barreira para conter a enxurrada.

O dreno construído pelo DER margeando a pista da RJ-130 também não surtiu efeito e os alagamentos da pista continuam. Rose encerra manifestando o receio de que toda essa água ainda possa escoar para dentro do bairro, inundando-o novamente. Somente a galeria resolveria esse problema, "beneficiando não somente Duas Pedras, e sim, Nova Friburgo como um todo”, finaliza.

VERSÃO DAS AUTORIDADES – Com relação a capina e limpeza da Rua São Pedro após a igreja, o secretário municipal de Serviços Públicos, Alan de Almeida, garantiu que o serviço é feito com regularidade, porém o mato cresce muito rápido. O secretário se comprometeu a enviar um encarregado ao local para verificar a situação e tomar as providências.

Com relação ao trânsito, o gerente operacional da Autran, Carlos Alberto Bayer (Beto), estranhou as reclamações de Rose, vice-presidente da associação. Ele afirma que o trabalho de fiscalização do trânsito em Duas Pedras é feito, e inclusive na última reunião com a comunidade realizada no 11º Batalhão de Polícia Militar o serviço foi elogiado pela presidente Natália.

Sobre a construção da almejada galeria no início da RJ-130, o DER-RJ na cidade não tem informações. O Inea, até o fechamento desta edição, ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade