Duas Barras usa criatividade no planejamento de propriedades

Métodos simples permitem avaliar características do solo e escolher práticas adequadas
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Duas Barras usa criatividade no planejamento de propriedades
Duas Barras usa criatividade no planejamento de propriedades

 

Em Duas Barras os técnicos executores do programa Rio Rural, da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, estão aplicando um modelo diferenciado no planejamento das propriedades rurais. Os planos individuais de desenvolvimento (PID), que descrevem as práticas sustentáveis a serem adotadas pelos agricultores, estão sendo elaborados através do método “Conhecendo a propriedade com o agricultor”, utilizando a criatividade para levantar dados de forma fácil e com baixo custo.

Trata-se de um planejamento conservacionista baseado em metodologia desenvolvida pela Embrapa Solos, organização parceira do Rio Rural na área de monitoramento. A atividade consiste no detalhamento ambiental das glebas das propriedades rurais, onde se verificam, na prática, várias características do solo, levando em consideração fatores como inclinação, permeabilidade, textura, compactação, entre outros. 

Para apurar essas informações, são utilizados instrumentos de fácil construção e manuseio. Um deles é o clinômetro caseiro, desenvolvido pelo supervisor regional da Emater-Rio, Alexandre Jacintho Teixeira, que indica a declividade ou a inclinação de um terreno em relação ao horizonte. Para determinar a permeabilidade do solo, foi montado um kit composto de anel de PVC, saco plástico, garrafa pet e um cronômetro de celular, permitindo avaliar a capacidade de infiltração. Já para a medição da textura, é retirada uma amostra que, na sequência, é manuseada até que se conclua qual é a respectiva classe do solo. Por fim, a compactação é avaliada com uso de um vergalhão, que testa a resistência.

Na microbacia Quilombo, os extensionistas da Emater-Rio, Salvador Rimes e Rebeca Rodrigues, estão percorrendo todas as propriedades que participaram do sorteio de projetos, etapa de implementação do Rio Rural que determina a ordem de atendimento aos agricultores e incentivo às boas práticas. Um dos visitados foi o produtor Sebastião Paulo Milhorance de Moraes, que tira, em média, 35 litros de leite diariamente, escoados para a cooperativa do município. Após a visita, a conclusão foi a necessidade de implantação de um sistema silvipastoril (integração pecuária-floresta), além de análise de solo e recuperação de mata ciliar.

De acordo com o assessor técnico regional do Rio Rural, Gerson Yunes, o novo método de planejamento proporciona uma reflexão, junto ao agricultor, da real situação da propriedade, contribuindo para a escolha certa das práticas que serão apoiadas pelo Rio Rural e também pelas linhas de crédito agrícola. “Com esse método, vamos discutir com o agricultor qual é a melhor atividade econômica para a propriedade dele, levando em consideração a situação atual e a proposta”, analisou. Já para Salvador Rimes, esse trabalho é importante, pois se adapta à realidade do beneficiário. “É dessa forma que se torna possível, junto com ao agricultor, identificar as potencialidades de sua propriedade. É uma ferramenta eficaz para a tomada de decisão  sobre a aplicação dos recursos oferecidos”, resumiu.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Duas Barras
Publicidade