Doações de sangue no fim de semana superam expectativas

Hemocentro de Nova Friburgo teve quase 40 doações só no último sábado
segunda-feira, 12 de junho de 2017
por Guilherme Alt
Doação de sangue no Hemocentro (Foto: Arquivo AVS)
Doação de sangue no Hemocentro (Foto: Arquivo AVS)

Segundo a coordenação do Hemocentro de Nova Friburgo, a média de doações diárias de sangue não passa de três. O número é considerado extremamente baixo e insuficiente para atender à demanda da população. Por conta disso, a unidade reforçou a importância e necessidade de realizar um mutirão de doações e regularizar o estoque.

A ação aconteceu no último sábado, 10, e teve cerca de 46 comparecimentos, com 39 pessoas que foram autorizadas a doar sangue. De acordo com a enfermeira do Hemocentro, Paula Ramos, apesar do número exceder expectativas, somente no próximo fim de semana se saberá o nível utilizável do estoque após a campanha relâmpago. “As amostras foram encaminhadas pro Rio de Janeiro e serão analisadas e aprovadas. Somente na próxima sexta-feira, 16, quando elas retornarem saberemos quantas dessas doações poderemos utilizar”, comenta.

O grande número de cirurgias que geralmente acontecem no Hospital Municipal Raul Sertã – que ainda atende a outros 13 municípios da região – deixou os estoques em baixa, ocasião em que o consumo de sangue também aumenta. Na época, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma extensa campanha para regularizar a situação, porém, sem grande sucesso. O horário de funcionamento do Hemocentro é das 8h às 11h30, de segunda a sexta-feira..

Como doar sangue?

O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. Os interessados devem comparecer ao local munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto.

Quem pode doar sangue?

O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: doação | sangue
Publicidade