Divulgados os postos de votação para a escolha dos novos conselheiros tutelares

Conselho Tutelar de Nova Friburgo tem cinco vagas; votação será mês que vem em 30 postos
quarta-feira, 02 de setembro de 2015
por Karine Knust
Divulgados os postos de votação para a escolha dos novos conselheiros tutelares

A população friburguense terá a chance de escolher os novos membros do Conselho Tutelar do município daqui a pouco mais de um mês, no dia 4 de outubro. Por isso, na última semana, a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo e a Comissão Especial Eleitoral divulgaram os 30 postos de votação espalhados por 25 localidades.

O Centro e Olaria terão três lugares para votação; já no distrito de Conselheiro Paulino serão dois locais disponíveis. Os bairros Vila Nova, Catarcione, Ypu, Chácara do Paraíso, Varginha, São Geraldo, Braunes, Granja Spinelli, Cordoeira, Nova Suíça, Ponte da Saudade, Córrego Dantas, Cascatinha, Mury, Prado, Salinas, Vargem Alta e os distritos de Riograndina, São Pedro da Serra, Lumiar, Campo do Coelho e Amparo terão um local para votação cada.

Antes de serem definidos, os 12 candidatos às cinco vagas disponíveis passaram por alguns processos seletivos, dentre eles, uma prova escrita para avaliar conhecimentos em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as leis municipais 4.197/2012 e 4.249/2013 e a Língua Portuguesa. Além disso, são exigidos alguns requisitos como  idade superior a 21 anos; ser residente do município há, no mínimo, dois anos; ter realizado trabalhos de, no mínimo, dois anos consecutivos com crianças e adolescentes no município em instituição legalmente instituída; além de estar em pleno gozo de seus direitos políticos e ter cursado o ensino médio ou grau de escolaridade equivalente.

Criado junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, o Conselho Tutelar foi instituído para ser o guardião dos direitos da infância e adolescência aconselhando os pais, ouvindo reclamações, apurando denúncias de abuso e maus-tratos e avisando a Justiça caso alguma criança ou adolescente esteja em situação de perigo. “Com o número crescente do uso de drogas, álcool e desvios de conduta, o trabalho do conselheiro é muito importante para sociedade e de extrema responsabilidade. Por isso é tão importante que a comunidade participe desta escolha”, aponta a presidente do Conselho Tutelar de Nova Friburgo, Roseni de Almeida.

Apesar de ter uma jornada de trabalho de 30 horas semanais, das 8h às 18h, o conselheiro tutelar precisa ter disponibilidade para atendimento de solicitações do público fora do horário normal do expediente, nos sábados, domingos e feriados, em regime de plantões escalonados. O salário oferecido em Nova Friburgo é de R$1.600, conforme a lei municipal 4.249/2013. 

A votação será direta, secreta e facultativa e acontecerá de 8h às 17h em todo o Brasil. O mandato será de quatro anos, de 10/01/2016 a 9/01/2020. Para mais informações basta entrar em contato através do telefone (22) 2543-6012.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Conselho Tutelar | votação | Nova Friburgo
Publicidade