Divulgado calendário com a programação dos 200 anos

Festividades culturais, esportivas e gastronômicas vão durar o ano todo
quinta-feira, 15 de março de 2018
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
O prefeito Renato Bravo discursa durante a apresentação (Foto: Daniel Marcus/PMNF)
O prefeito Renato Bravo discursa durante a apresentação (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

A coordenadora-geral do Comitê 200 anos, Cristina Bravo, lançou na manhã desta quinta-feira, 15, o calendário oficial da programação do bicentenário de Nova Friburgo, que tem seu ápice no dia 16 de maio mas se estenderá por todo o ano de 2018. O mês onde estão concentradas as principais atividades e eventos, naturalmente, é maio, com a visita do presidente do Conselho Nacional Suíço, Dominique de Buman, representantes políticos do país e demais convidados.

O evento ocorreu no gabinete do prefeito Renato Bravo e contou com a presença de todo o secretariado, o presidente do Legislativo,  vereadores, empresários, parceiros da programação, convidados e imprensa. A programação foi exibida através de um data show e detalhada por Cristina Bravo, evento por evento, mês a mês. Na base de toda a organização estão a prefeitura, através das secretarias de Cultura, Turismo e Esportes, o Comitê 200 anos, o governo suíço, produtores locais e parceiros de diversos setores da sociedade.

Da extensa programação, que vai até 31 de dezembro de 2018, em pleno réveillon (um parêntese para informar que o prefeito fez questão de salientar que a celebração do bicentenário será encerrada, oficialmente, em 16 de maio de 2019), constam atividades as mais diversas possíveis, abrangendo cultura de modo geral, esportes, religião, homenagens e atividades artísticas.

Distritos como Amparo, e o Ceasa, em Conquista, serão sede de atividades como a Festa Flor do Lúpulo, com palestras, oficinas e visitações às plantações, guiadas por técnicos. Já o Ceasa vai abrir seu espaço para o Show dos 200 anos, com música popular durante quatro dias. Em Cachoeiras de Macacu, será dada a largada para o GP das Montanhas. E em Lumiar, o evento de ciclismo Montanha Cup. 

No Cadima Shopping já está aberta para visitação a exposição em homenagem à atriz de origem húngara Eva Todor, recentemente falecida, pelo Dia Internacional da Mulher. Na Usina Cultural, tem a  mostra Encarnado, de esculturas em madeira e metal do artista plástico Mário Moreira, também responsável pelo Monumento 200 anos, a ser inaugurado em 13 de maio, na Praça Dermeval Barbosa. Moreira. Ainda este mês, tem concerto do pianista suíço Raphaël Sudan, na Usina Cultural, e exibição do documentário Caminho das Águas, no Country Clube.  

Em abril, palestras com o professor de História da Filosofia, o suíço Daniel Schulthess, exposição sobre invenções húngaras em parceria com o Memorial Judaico de Vassouras (Cadima); Oficina de Gastronomia Suíça; Mostra de Cinema Pare e Curta, promovida pela SerraAção e Polo AudioVisual; e Festival de Cultura Japonesa. com vários shows, exposições, gastronomia e feiras típicas.

No principal mês da grande festa, além da inauguração do monumento alusivo ao aniversário da cidade, a programação não dá trégua. Começa com o Dia Nacional da Alemanha, exibição de filmes, segue com a Maifest, depois o culto da Igreja Luterana, com música sacra, instalação de escultura de um artista suíço no Jardim do Nêgo, que por sua vez foi convidado para inaugurar uma escultura de sua autoria naquele país, promovendo dessa forma um intercâmbio artístico entre os dois países. E, ainda, atividades esportivas, desfile cívico-militar e temático, que promete muitas surpresas e novidades, além de shows. A exposição “Nova Friburgo, por trás dos balcões” conta a história do comércio local, desde seus pioneiros do início do século passado, também em montagem pelo grupo de teatro Taca, do Colégio Anchieta. Serão realizados cultos evangélicos e shows gospel, missa campal da Diocese, e os Jogos Florais.

E a festa não para...

Em junho, serão comemorados os dias nacionais da Itália e de Portugal, com vasta programação. Na Praça do  Suspiro, o público poderá assistir ao primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, justamente contra a Suíça. E a Energisa vai promover o Festival Internacional Films de Fribourg. A Fevest e o Festival de Inverno acontecem no Country Clube e no Teatro Municipal Laercio Ventura, em julho.

O Dia Nacional da Suíça será festejado no primeiro dia de agosto, quando haverá também o Festival de Chocolate, o Food Truck Serra Festival, e a Route MTB, Caminho dos Colonizadores, em Conquista, em homenagem aos ciclistas pioneiros.

Em setembro tem o Mountain Fighting Championship, no Country, o Festival da Sustentabilidade e o Cineclube Suíço, com mostra de filmes.

Outubro começa com o Festival Cultural de Amparo, seguida pela Festa do Morango e Chocolate (Amorango). Depois vêm a Oktoberfest, na Praça Dermeval B. Moreira, o dia Nacional da Espanha, a festa pelo Dia das Crianças, evento do motoclube  Águias de Cristo, a Festa da Flor, o Festival das Crianças (teatro infantil), a Flinf (Festa Literária de Nova Friburgo), os dias nacionais da Hungria e da Áustria, a Festa do Colonizador e o Fricine Socioambiental.

Tem muito o que comemorar em novembro: Festival de Dança de Nova Friburgo; Festival de Truta; Mercado Central de Artesanato; Junfri (jogos universitários); Semana da Consciência Negra; e Dia Nacional do Líbano.

Teminando o ano comemorativo, em dezembro teremos o Natal de Todos os Povos, o evento internacional Mountains 2018 e, a grande festa de fim de ano, um réveillon especial. Toda a programação, com datas e locais, pode ser conferida no site www.200anos.com.br/calendário. Esta programação está sujeita a mudanças e alterações. Atualizações e mais informações podem ser obtidas no site.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos | eventos | Turismo
Publicidade