Divulgada a ordem dos desfiles de Carnaval em Nova Friburgo

Entre as escolas, atual campeã Unidos da Saudade será a primeira a passar pela avenida; ao todo, nove quesitos serão avaliados
quinta-feira, 09 de fevereiro de 2017
por Dayane Emrich
As escolas de samba de Nova Friburgo costumam levar sempre muito luxo e brilho para a avenida. Tudo para seduzir o público e também os jurados (Foto: Arquivo AVS)
As escolas de samba de Nova Friburgo costumam levar sempre muito luxo e brilho para a avenida. Tudo para seduzir o público e também os jurados (Foto: Arquivo AVS)

Os quatro blocos de enredo e as quatro escolas de samba de Nova Friburgo vão desfilar nas noites dos próximos dias 25 e 26, respectivamente. E, como sempre, a Avenida Alberto Braune, principal palco do Carnaval na cidade, será tomada pelo batuque dos tambores, purpurinas, fantasias e toda alegria da maior festa popular do país. O desfile dos blocos, pelo segundo ano consecutivo, será aberto pelo Unidos do Imperador, às 21h. Já entre as escolas, a primeira a pisar na avenida, às 20h, será a atual campeã, Unidos da Saudade.

A decisão aconteceu entre a liga das Escolas de Samba de Nova Friburgo (Liesbenf) e os representantes das agremiações carnavalescas. No sábado, 25, passam pela avenida também os blocos Raio de Luar, às 22h30; Bola Branca, às 00h; e Globo de Ouro, às 1h30. No domingo, 26, a ordem será: após a Unidos da Saudade, das 20h às 21h15; Vilage no Samba, das 21h45 às 23h; Imperatriz de Olaria, entre 23h30 às 00h45; e Alunos do Samba, das 1h15 às 2h30.

Desta forma, cada bloco terá 60 minutos para desfilar e o intervalo entre as apresentações será de 30 minutos. Já as escolas de samba terão 75 minutos para desfilar, também com 30 minutos de intervalo entre as apresentações.

Jurados e quesitos

Assim como na capital carioca e em São Paulo, há tempos o Carnaval friburguense passou das tradicionais brincadeiras, fantasias e marchinhas pelas ruas para uma competição onde, além de disputar aplausos do público, é necessário encantar os jurados para levar o título da competição.

Em Nova Friburgo, tanto os blocos de enredo como as escolas terão que se adequar a uma série de normas para desfilar. Além do tempo cronometrado, os 45 jurados, sendo 18 para os blocos e 27 para as escolas de samba, avaliarão diversos quesitos. Para os blocos serão sete: harmonia, samba-enredo, bateria, fantasia, alegorias e adereços, enredo e evolução. Para as escolas acrescenta-se ainda o julgamento da comissão de frente e do mestre sala e porta-bandeira.

Ainda de acordo com as regras estabelecidas pela Liesbenf, durante a apuração dos desfiles das escolas serão abertos os três envelopes de cada quesito, sendo descartada a menor nota. Para os blocos de enredo serão abertos os dois envelopes e as duas notas terão validade. Elas serão fracionadas de 9 a 10 pontos.

Sobre o tempo de desfile, a Liesbenf destacou que a escola entrará na avenida após o quarto e último sinal, quando imediatamente serão acionados os cronômetros de início e final de pista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade