Dividida, Câmara rejeita convocação a Comitê Gestor da Saúde

Plenário deve votar na próxima sessão se aceita a realização de uma reunião com o comitê no próximo dia 29
sexta-feira, 05 de maio de 2017
por Márcio Madeira
Câmara Municipal de Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Câmara Municipal de Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Dois dias após descartar requerimento de informação a respeito do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo rejeitou, por 11 votos a 10, a proposta de convocação da secretária de Saúde, Suzanne Menezes;da subsecretária executiva Michelle Silvares;e também dosdiretores geral e administrativo do Hospital Raul Sertã, apresentada pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Wellington Moreira.

A convocação foi proposta depois que o Comitê de Gestão da Saúde municipal rejeitou convite para comparecer ao Legislativo, e tinha por objetivo obter esclarecimentos sobre o próprio Sisreg, além de apurar denúncias de falta de pagamentos de horas-extras a funcionários, assédio moral, lentidão nas marcações de exames e consultas, funcionamento da cozinha do Hospital Raul Sertã e do setor de entrega de insumos aos diabéticos na Policlínica Sílvio Henrique Braune, entre outros.

Em resposta à proposta de convocação, o governo fez chegar ao plenário nova proposta para a realização de uma audiência pública no dia 29 deste mês, uma segunda-feira, a partir das 14h, na qual membros do comitê prestariam contas sobre as condições em que assumiram a pasta, e quais as principais iniciativas realizadas até o momento. Diferentemente da convocação, a audiência pública não gera implicações no caso de ausência, nem tampouco asseguraria aos vereadores de oposição a realização de sabatina junto aos gestores da pasta. A proposta de audiência pública deve ser apreciada pelo plenário na próxima sessão ordinária, marcada para 18 de terça-feira, 9. Outra possibilidade que vem sendo considerada por membros da Comissão de Saúde é a convocação direta de membros do comitê, para quem participem de reunião fechada e possam esclarecer as dúvidas listadas acima.

“Esta foi a segunda tentativa de aprovação deste projeto, a primeira foi proposta no mês passado, na forma de convite”, argumentou Wellington Moreira.“Os membros do comitê não eram obrigados a comparecer, e por isso mesmo não vieramà Câmara. Desta vez, no entanto, foi votada a convocação, e nesse caso eles seriam obrigados a vir e prestar esclarecimentos, sob pena de responderem a um inquérito administrativo. Mas acontece que até mesmo dentro da Comissão de Saúde da Câmara estou tendo dificuldades para apurar essas denúncias”, argumentou o autor das duas propostas.

Votaram a favor da convocação os vereadores: Professor Pierre, Zezinho do Caminhão, Marcinho, Nami Nassif, Johnny Maicon, Wellington Moreira, Nazareth Catharina, Cascão, Vanderleia Lima e Alexandre Cruz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Câmara Municipal de Nova Friburgo
Publicidade