Diante do Resende, Frizão inicia sequência de dois jogos no Vale do Aço

Após boa estreia, Merica elogia preparação e comprometimento
terça-feira, 23 de agosto de 2016
por Vinicius Gastin
Bidu e Bruno compõem o sistema defensivo tricolor: ambos podem até formar dupla de zaga (Foto: Vinicius Gastin)
Bidu e Bruno compõem o sistema defensivo tricolor: ambos podem até formar dupla de zaga (Foto: Vinicius Gastin)

Duas viagens longas, seguidas e com o intervalo de uma semana entre elas. O destino é o Vale do Aço, para enfrentar duas equipes consideradas como favoritas ao título da Copa Rio. Dois testes e tanto para o Friburguense, que satisfez a torcida com a goleada por 5 a 0 no jogo de estreia contra o Goytacaz, na semana passada, em Nova Friburgo. Se o adversário do primeiro jogo era recém-montado e sofria com a falta de entrosamento, o Frizão deve encontrar um cenário diferente nesta quarta-feira, 24, e no dia 7 de setembro, quando a equipe volta ao Vale para encarar o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira.

O duelo com o Resende, às 15h, no Estádio do Trabalhador representa ainda um desafio para o Tricolor da Serra: apesar da vantagem sobre o rival no confronto, a equipe tem encontrado dificuldades para sair da casa do adversário com os três pontos. Nos últimos três duelos pelo Carioca, por exemplo, foram dois empates e uma derrota. No estadual deste ano, o placar apontou 1 a 1. Pela Copa Rio, também no Estádio do Trabalhador, o time do Vale do Aço levou a melhor nos pênaltis nas semifinais de 2014, depois da vitória por 1 a 0 no tempo normal. Ingredientes que recheiam o confronto desta tarde.

Cadão é dúvida; Diego fora

O Friburguense começou a preparação para a segunda rodada da Copa Rio na última sexta-feira, 19, e treinou durante todo o fim de semana até a tarde desta terça-feira, 23. Substituído no intervalo do jogo contra o Goytacaz, o capitão Cadão segue com um problema na panturrilha e está vetado. Pierre trabalhou como titular nos treinamentos, mas também sentiu lesão, o que põe em xeque a sua escalação.

A terceira opção é recuar Bidu para a zaga e promover a entrada de um volante, possivelmente Rafael, recém-promovido da base. A situação de Diego Guerra junto ao Macaé segue indefinida, e o zagueiro ainda não pode atuar na Copa Rio. O lateral Léo pode ser relacionado como novidade no banco de reservas.

A tendência é que o Friburguense seja escalado com Afonso, Sérgio Gomes, Pierre (Rafael), Bruno e Ricardo; Bidu, Vitinho, Jefinho e Gleison; Jefferson e Lohan.

Após boa estreia, Merica elogia preparação e comprometimento

A boa estreia serviu para coroar a preparação intensa durante o período de pouco mais de 30 dias. A nova comissão técnica do Friburguense trabalhou forte juntamente com o elenco, em busca de um começo positivo na disputa da Copa Rio. E assim aconteceu: o Tricolor da Serra goleou o Goytacaz na última semana, no Eduardo Guinle. O bom futebol, a marcação forte e o aproveitamento satisfatório nas conclusões deixaram uma boa impressão neste início de competição.

"Ganhar é muito bom. Como falei na preleção, que seja por um gol ou cinco, o melhor é estrear jogando bem. A gente sabe que foi apenas o primeiro jogo, um primeiro passo que foi dado. Mas a pegada é essa. Precisamos melhorar algumas coisas, com certeza, mas acho que estamos no caminho certo", avalia o técnico Merica.

Estreante no cargo, o treinador destacou o período de treinamentos. O Friburguense trabalhou a maior parte do tempo no Eduardo Guinle, e teve alguns dias de preparação realizados no Centro de Treinamento da Aldeia da Criança, em Salinas. A manutenção da base e a promoção de jovens para o time profissional resultaram em rápido entrosamento, com reciprocidade e química entre comissão técnica e atletas.

"Nós tivemos um mês excelente de preparação, com entrega total de todos os jogadores. Todos estão comprometidos com a causa, e isso é fundamental para tudo dar certo. Eles precisam acreditar na gente e nós acreditarmos neles", finaliza Merica.

Classificação - Grupo A

1º - Friburguense, 3 pontos
2º - São Gonçalo, 3 pontos
3º - Madureira, 3 pontos
4º - Bangu, 1 ponto
5º - Resende, 1 ponto
6º - Itaboraí, 0 ponto
7º - Sampaio Correa, 0 ponto
8º - Queimados, 0 ponto

A tabela do Friburguense

Friburguense 5 x 0 Goytacaz, Eduardo Guinle
Hoje, 24 – 15h - Resende x Friburguense, Trabalhador
7 de setembro – 15h - Volta Redonda x Friburguense, Raulino de Oliveira
14 de setembro – 19h30 - Friburguense x Boavista, Eduardo Guinle
17 de setembro – 15h - Rio São Paulo x Friburguense, Marrentão
21 de setembro – 19h30 - Friburguense x América, Eduardo Guinle
28 de setembro – 15h - Portuguesa x Friburguense, Luso-Brasileiro

Atual vice-campeão, clube confirma participação no OPG

O sonhado título escapou por muito pouco das mãos do Friburguense em 2015. No entanto, o vice-campeonato do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG) faz a direção do clube apostar novamente na garotada. Mesmo com as dificuldades financeiras, o Tricolor da Serra confirma a participação no OPG de 2016. O Friburguense estreia em casa contra o Ceres no próximo sábado, 27, às 15h, e na sequência faz duas partidas longe de Nova Friburgo, contra Olaria e Flamengo. A participação na primeira fase termina contra Portuguesa e Nova Iguaçu no estádio Eduardo Guinle.

Os 24 clubes foram divididos em quatro grupos com seis representantes cada. Diferente da edição 2015, quando a primeira fase foi disputada no sistema de ida e volta, neste ano as equipes jogam dentro do grupo, mas em turno único. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para a segunda etapa.

Na segunda fase serão dois grupos com quatro equipes cada, jogando entre si, dentro do próprio grupo, em sistema de ida e volta. Os campeões de cada chave decidem em duas partidas. A associação com melhor índice técnico na primeira fase terá o mando de campo na segunda partida da final.

Os grupos do OPG

- Grupo A: Flamengo, Olaria, Nova Iguaçu, Portuguesa, Friburguense e Ceres
- Grupo B: Botafogo, Queimados, Bangu, Barra Mansa, Carapebus e Itaboraí Profute
- Grupo C: Vasco, Madureira, Gonçalense, Tigres do Brasil, Nova Cidade e Barcelona
- Grupo D: Fluminense, América, Duquecaxiense, Boavista, Itaboraí e São Cristóvão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade