Dia dos Pais: otimismo no comércio com expectativa de aumento nas vendas

Promoções, descontos, prazos estendidos e crediário são algumas das opções para atrair os clientes
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
por Dayane Emrich
Lojistas programaram muitas promoções para a data e esperam maior movimento no sábado (Foto: Henrique Pinheiro)
Lojistas programaram muitas promoções para a data e esperam maior movimento no sábado (Foto: Henrique Pinheiro)

Embora não seja a melhor data para o comércio, os lojistas friburguenses estão apostando alto no Dia dos Pais para driblar a crise econômica. A data, celebrada no próximo domingo, 14, ganhou as vitrines da cidade nos últimos dias e o que não faltam são atrativos para os consumidores além, é claro, da expectativa no aumento das vendas. 

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, o ápice das compras será sábado, 13, e a expectativa é que as vendas se igualem ao registrado no mesmo período do ano passado. “Estamos apostando na elevação das vendas até este sábado. Embora a época seja de dificuldades para o comércio, existe sempre tendência de reação perto de datas especiais, como os dias das mães, dos namorados, das crianças e o Natal”, afirma ele.

Braulio explica ainda que uma das medidas adotadas para melhorar as vendas e que tem dado resultado foi a extensão do horário de funcionamento do comércio. Em função da cláusula da convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio, desde a sexta-feira passada, 5, as lojas da cidade tiveram permissão para permanecer abertas até mais tarde e funcionar na parte da manhã no último dia 8, segunda-feira, quando normalmente é respeitada na cidade a Semana Inglesa. Além disso, os lojistas estão autorizadas a funcionar também neste domingo, 14, para atender aos “filhos atrasados” que deixarem para comprar o presente do papai na última hora.  

Maria Lúcia Werneck, gerente de uma loja no centro da cidade, diz que esta semana o movimento melhorou. “A procura cresceu e já é possível até afirmar que nossas vendas devem aumentar 10% em relação a 2015. Vamos continuar com promoções para atrair os clientes”, afirma ela, explicando que descontos, prazos mais estendidos e ofertas no crediário são algumas das opções para garantir o crescimento das vendas.

“Ainda não sei o que vou comprar. Estou pesquisando preços e vendo as possibilidades de presentes; talvez um perfume ou um sapato”, conta a vendedora Carla Moura. 

Dia do Comerciário

Por causa da comemoração pelo Dia do Comerciário, o comércio de Nova Friburgo não funcionará nesta segunda-feira, 15. A data, que oficialmente é celebrada no dia 18 de outubro, devido a um acordo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores no comércio friburguense, passou a ser festejada na terceira segunda-feira de agosto. 

“Este ano, o feriado cairá no dia 15, e as lojas da cidade não abrirão suas portas. Orientamos os consumidores a anteciparem suas compras, porque na segunda-feira os comerciários de Nova Friburgo estarão, merecidamente, de folga”, acentua Braulio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: economia
Publicidade