Dia do Desafio 2015: Nova Friburgo enfrenta San Miguel, de El Salvador

Evento busca mobilizar cidades em uma competição contra o sedentarismo
segunda-feira, 25 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Dia do Desafio abrange municípios de todo o planeta: Nova Friburgo enfrenta equipe salvadorenha San Miguel na próxima quarta-feira (Divulgação)
Dia do Desafio abrange municípios de todo o planeta: Nova Friburgo enfrenta equipe salvadorenha San Miguel na próxima quarta-feira (Divulgação)

Nova Friburgo já conhece o seu adversário no Dia do Desafio 2015: o município de San Miguel, em El Salvador. O evento é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, que neste ano cai no dia 27. Os confrontos entre cidades foram definidos nesta terça-feira em sorteio realizado no Sesc em Jundiaí, São Paulo.

A mobilização acontece mundialmente e tem como objetivos combater o sedentarismo e estimular a prática de atividades físicas. Nesta competição, vence a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, em cálculo percentual de acordo com o número total de habitantes de cada cidade.

No continente americano o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc. Serão 3.091 cidades de 21 países que participam neste ano. Com mais de 300 municípios inscritos, Brasil, Venezuela e Guatemala estão entre as nações com o maior número de participações. No Estado do Rio são 65 cidades inscritas, e o número pode aumentar porque o evento ainda aceita adesões. No ano passado, mais de dois milhões de pessoas aderiram à iniciativa no estado.

O Dia do Desafio teve início no Canadá em 1983, quando o prefeito de uma pequena cidade desafiou a população a sair de casa durante um inverno rigoroso com temperaturas batendo os 20 graus negativos, e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário, lançando assim o espírito que definiria o Dia do Desafio, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

Em sua 21ª edição no Brasil, o evento é coordenado pelo Sesc no continente americano. As prefeituras possuem a responsabilidade de mobilizar o maior número de instituições — empresas, escolas, autarquias e população em geral e outras — a aderir ao movimento. As unidades do Sesc Rio estão entre elas, e oferecem ao público, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre ao longo do dia.

O evento também engloba a Campanha Move Brasil, mobilização aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016 em todo o Brasil. Desta forma, os idealizadores acreditam ser possível mostrar às pessoas que o esporte e as atividades físicas são algo prazeroso, que podem melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: SESC | bicicleta | Dia do Desafio | Nova Friburgo | Campanha Move Brasil | Educação Física | exercício físico | sedentarismo
Publicidade