Dia do Choro será celebrado sábado em Lumiar

Evento homenageia o músico Pixinguinha
quarta-feira, 20 de abril de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Dia do Choro será celebrado sábado em Lumiar

Neste sábado, 23, a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel) realizará a segunda roda de choro do ano no distrito de Lumiar. O motivo: celebrar o Dia Nacional do Choro e o aniversário do flautista, saxofonista, compositor e arranjador Pixinguinha — um dos personagens mais notáveis da Música Popular Brasileira, que completaria nesta ocasião 119 anos se estivesse vivo. O evento será às 19h, na sede da banda Euterpe Lumiarense, na Praça Levy Aires Brust, no centro do distrito, e integrará o projeto Banda na Praça. 

O projeto para a realização de rodas de choro periodicamente teve início em 2010, coordenado pelo cavaquinista Sérgio Prata, atualmente vice-presidente da Smel, e pelo cavaquinista e bandolinista Beto Fonseca. A ação tem como objetivo aproximar o choro dos músicos da banda e do público morador e visitante de Lumiar, já que o gênero musical — nascido e desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro, no final do século 19 —  integra a história do Brasil. 

Para o jovem músico e integrante da roda de choro Francisco Duarte, de 18 anos, a ação proporciona uma “oportunidade de se envolver com outras pessoas e outras culturas, com pessoas do Rio e de Lumiar, com a união de pessoas de lugares diferentes para tocar”, afirma. Opinião semelhante tem o também músico Guilherme Tardin, de 17 anos, que vê as rodas de choro como o momento ideal para expressar os próprios sentimentos. Ambos os jovens são formados pela banda Euterpe Friburguense, onde tocam há quatro anos, e há dois anos, participam também da Euterpe Lumiarense.

O projeto Banda na Praça é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Cultura, que tem como objetivo proporcionar ao público apreciador de música, concertos gratuitos e com repertório bem popular para agradar a todas as idades, em praças públicas do município. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Euterpe Lumiarense | Música
Publicidade