Dia de Nossa Senhora Aparecida é festejado nesta segunda

No Centro e nas capelas dedicadas à padroeira do Brasil no Catarcione e em Amparo serão realizadas celebrações especiais
domingo, 11 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A capela de Nossa Senhora Aparecida, no Catarcione, deverá atrair muitos fiéis da padroeira do Brasil no dia dedicado a ela. Missa festiva será às 17h (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
A capela de Nossa Senhora Aparecida, no Catarcione, deverá atrair muitos fiéis da padroeira do Brasil no dia dedicado a ela. Missa festiva será às 17h (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Nesta segunda-feira, 12, comemora-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Considerada a padroeira do Brasil, a santa é venerada nos mais longínquos lugares até as imensas paróquias e capelas do país, e na grande maioria dos lares brasileiros. Tanto é que o dia dedicado a ela tornou-se feriado nacional. Em Nova Friburgo não é diferente, e está programada para esta segunda-feira uma série de celebrações religiosas.

Na capela dedicada à padroeira, no Loteamento Parada Folly, no distrito de Amparo, haverá missa celebrada pelo padre Waldir Custódio, da Paróquia Imaculada Conceição, com início às 17h, seguida de procissão luminosa. Já na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Catarcione, a programação nesta segunda-feira terá início com terço, das 8h às 14h, além da celebração de missa solene e procissão pelas ruas do bairro, a partir das 17h. À noite haverá  show católico com o grupo de oração Queremos Jesus, a partir das 20h.

O Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro,  também abrirá as portas para os católicos em celebração a data. O tradicional evento—Cenáculo com Maria—tem como tema “Bendita és tu porque crestes” e terá atividades como oração, adoração e palestras. Além do padre Marcus Vinícius Brito de Macedo, vigário geral da Diocese de Nova Friburgo, estarão presentes Laércio Oliveira e Glória Amaral, da TV Século 21. O dia de comemoração será encerrado com missa solene, às 17h, presidida pelo bispo da diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, seguida de coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Também na segunda-feira acontece a Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida. O evento será realizado a partir das 10h, no Centro do distrito de Campo do Coelho.
História de Nossa Senhora Aparecida

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi vista, pela primeira vez, em 1717, em Guaratinguetá-SP. Na época, o governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pela cidade e, animado com a visita, o povo da localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas. Três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, foram chamados para lançar as redes no rio, afim de que houvesse grande quantidade de pescado para a festa. Depois de várias tentativas e as redes vazias, os três teriam pescado o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo, foi então que o barco se encheu tanto de peixes que quase virou.

A partir daí, a devoção à santa se propagou. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nossa Senhora Aparecida
Publicidade