Dia de Folia de Reis é celebrado nesta sexta-feira

Apresentações em Conselheiro Paulino se estenderão até o dia 22 de janeiro
quinta-feira, 05 de janeiro de 2017
por Dayane Emrich
Dia de Folia de Reis é celebrado nesta sexta-feira

Parte da cultura popular brasileira, a festa de Folia de Reis, também chamada de Reisado, é celebrada em todo o Brasil no dia 6 de janeiro, quando também são encerrados os festejos de Natal. Em Nova Friburgo, as comemorações têm como palco principal a Praça Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro Paulino. No local, nesta sexta-feira, 6, a partir das 20h, haverá apresentações de grupos de folia da cidade, que prometem animar o público presente.

De acordo com o presidente da Associação dos Grupos de Folias de Reis, João Batista Bertolino Braga, entre os destaques do evento estão a Irmandade de Conselheiro Paulino; e os grupos dos bairros Alto do Floresta e de São Cristóvão. No sábado, 7, também a partir das 20h, as apresentações ficam por conta das folias União das Estrelas, do Jardim Califórnia; e dos bairros Catarcione e Riograndina. 

Silvio Homero Alexandre, um dos participantes da associação e responsáveis pelo presépio de Conselheiro, destaca que são esperadas mais de mil pessoas na sexta-feira e no sábado. “Este evento é realizado há anos e sempre reúne gente da comunidade local, de outras localidades da cidade e até de municípios vizinhos”, disse ele.

Os espetáculos de folias se estenderão até o dia 22 de janeiro. Até lá, a partir deste domingo, 8, haverá, na Praça Lafayette Bravo Filho, sempre às 20h30, apresentações de dois grupos da cidade e ou convidados de outros municípios durante cada dia.

O encerramento culminará no tradicional Encontro de Folias, quando se apresentam mais de 20 grupos. Com expectativa de reunir mais de 3 mil pessoas, o evento será em um domingo, a partir das 10h. Além das folias, na ocasião haverá barracas para a vendas de doces, salgados e outras atrações. 

O Festival de Folias de Conselheiro Paulino existe há mais de 40 anos e há 14 é organizado pela Associação de Grupos de Folias de Reis em parceria com a secretaria municipal de Cultura. 

A associação

Criada para que houvesse maior organização dos grupos, a Associação dos Grupos de Folia de Reis é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que promove atividades com o objetivo de manter a tradição. 

É o que diz João Batista, presidente da associação pelo quarto mandato e um dos fundadores da entidade. “Desde que surgiu, há 18 anos, esta instituição tem como objetivo angariar fundos para manter viva a tradição cultural e religiosa que é a Folia de Reis. Apesar de todas as dificuldades e do número cada vez menor de grupos, ela resiste ao tempo”, disse ele, destacando que, quando foi criada, a entidade contava com 32 folias e que, hoje, existem apenas dez em Nova Friburgo. “Ela [a tradição de Folia de Reis] faz parte da minha história. Meu pai participava e herdei isso dele. Não posso deixar morrer”, exclama. 

Vale destacar ainda que Nova Friburgo tem uma das maiores representações de Folia de Reis do estado e os grupos locais — sediados em diversos bairros, como Olaria, Conselheiro Paulino, Alto do Floresta, Varginha e Jardinlândia — são sempre convidados para encontros e jornadas em outras cidades. 

O ritual

Antigamente, na celebração do Natal na cultura popular, era comum que grupos visitassem as casas de fiéis entoando músicas em louvor ao nascimento de Jesus e a viagem dos três reis — Baltazar, Belquior e Gaspar — para Belém para encontrar o menino Messias.

Conta-se que o ritual surgiu na Espanha e ganhou força no Brasil a partir do século XIX. Na apresentação, os membros da Folia fazem alusão aos reis magos e outros personagens através da dança, música e versos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade