Dia da Liberdade de Impostos terá descontos de até 80%

Nem Rio nem Friburgo aderiram à campanha, que chama atenção para a alta carga tributária
segunda-feira, 29 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Black Friday no comércio friburguense (Foto: Arquivo AVS)
Black Friday no comércio friburguense (Foto: Arquivo AVS)

Nesta quinta-feira, 1º de junho, o comércio varejista vai promover grandes descontos em estabelecimentos de 12 estados do país e no Distrito Federal. Trata-se da 9ª edição do Dia da Liberdade de Impostos, iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) para conscientizar os consumidores sobre a alta carga de impostos no Brasil e apoiar a simplificação tributária.

Para marcar a data, mil lojas e dez shoppings em todo o território nacional vão oferecer produtos com até 80% de desconto. Postos de gasolina também vão aderir à ação da CDL Jovem com a venda de cem mil litros de combustível com cerca de 40% de desconto. Os preços, bem abaixo dos praticados normalmente, equivalem ao desconto do valor dos impostos embutidos nos produtos.  “A ideia é advertir para a altíssima carga tributária paga pelo consumidor e o baixo retorno na forma de serviços prestados pelo estado”, explica o coordenador da CDL Jovem, Pablo Guterres.

A CDL Jovem informou, após a publicação da reportagem, que, no âmbito do Estado do Rio, apenas três municípios aderiram à campanha: Resende, Volta Redonda e Barra Mansa. E, mesmo assim, apenas postos de gasolina.

O Brasil figura na lista dos países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Para se ter uma ideia, até o dia 31 de maio já havia sido arrecadado R$ 1 trilhão em impostos no Brasil.

Estimativa feita pela CDL Jovem com base em estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que, em 2017, os brasileiros vão trabalhar aproximadamente cinco meses apenas para pagar impostos. Atualmente, trabalha-se o dobro do que na década de 1970 para pagar a tributação. “Mais de 40% do salário do trabalhador vai para o pagamento de impostos. Para o varejo, a situação inibe cada vez mais o consumo do cidadão”, acrescenta Guterres.

Participarão os estados de Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A CDL Jovem é o órgão complementar que integra o Sistema CNDL e tem como objetivo desenvolver jovens empresários lojistas, com espírito de liderança e empreendedorismo, para a vida profissional e para seguirem carreira nas entidades. Responsável por promover fórum de discussões, integrando ideias, conceitos e experiências a partir de reuniões, palestras, seminários e eventos. A Coordenação Nacional da CDL Jovem surgiu para assessorar e integrar as demais CDL Jovem e alinhar as ações de cada uma, convergir ideias e expandir o número de órgãos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: comércio | descontos | impostos
Publicidade