Desníveis em ruas do Centro preocupam moradores

Peso de veículos estaria causando afundamentos nas vias e pode causar vazamento de gás
terça-feira, 14 de junho de 2016
por Alerrandre Barros
O excesso de veículos na rua estaria causando afundamento em alguns trechos (Foto: Lúcio César Pereira)
O excesso de veículos na rua estaria causando afundamento em alguns trechos (Foto: Lúcio César Pereira)

O peso dos carros, caminhões e ônibus pode estar provocando o afundamento do calçamento de paralelepípedos no cruzamento das ruas Dante Laginestra e Prefeito José Eugênio Müller, no centro de Nova Friburgo. Há algumas semanas o problema começou a preocupar o morador Paulo Monteiro, de 90 anos, já que no trecho onde se observa o desnível foram instaladas recentemente tubulações da Companhia de Gás (Ceg) que fornece gás canalizado para prédios residenciais na região.

“Comecei a observar o afundamento há algum tempo. Acredito que isso tenha sido causado porque aumentou o número de veículos que passam pela Rua Dante Laginestra, depois que a prefeitura alterou algumas linhas de ônibus no Centro e elas passaram a trafegar por aqui. Minha preocupação é que ocorra algum vazamento de gás e até algo pior, como explosões semelhantes àquelas que aconteceram no Rio de Janeiro, por exemplo. É preciso ser feita uma vistoria nas ruas para evitar uma tragédia”, disse o aposentado, que mora em um apartamento próximo do local onde há o afundamento do piso.

Desde fevereiro, ônibus das linhas que ligam o Centro ao Alto do Mozer, Alto de Olaria, Cascatinha, Catarcione, Felipe Camarão, Olaria, Perissê, Sítio São Luiz, Vargem Grande e Granja do Céu passaram a fazer os retornos para os bairros na Rua Dante Laginestra, ao lado do antigo campo do Friburgo, passando a fazer o  embarque e desembarque de passageiros no ponto da Praça Dermeval Barbosa Moreira e não mais na antiga rodoviária urbana. A mudança é uma tentativa da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) para reduzir a quantidade de ônibus que passam na Rua Sete de Setembro e Praça Getúlio Vargas.

A preocupação de Paulo Monteiro, porém, não é compartilhada por comerciantes que trabalham nas duas ruas onde há os desníveis. “Aqui em frente não há afundamento”, disse um vendedora que trabalha em uma loja na Rua Dante Laginestra. “Não acredito que os ônibus estejam causando algum problema na rua, mas não custa fazer uma vistoria”, comentou. Opinião idêntica tiveram alguns comerciantes do trecho próximo à Procuradoria do Estado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que vai enviar uma equipe ao local para corrigir os desníveis no trecho. Por sua vez, a Ceg, responsável pelo fornecimento de gás natural na cidade, disse que fará uma vistoria e o serviço de recapeamento no local. “A companhia tomará todas as providências para que as vias voltem a ter as mesmas características de antes do início das obras de instalação da tubulação”, informa a nota.

Foto da galeria
Há desníveis nas ruas próximos às tubulações de gás natural (Foto: Lúcio César Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: pavimentação
Publicidade