Desfile principal da Fevest terá looks de alunos do Senai

Voto popular ajudará a selecionar trabalhos, feitos todos com material reaproveitado. Votação vai até segunda
quarta-feira, 21 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Aula de costura no curso técnico de vestuário, no Espaço da Moda do Senai (Foto: Arquivo AVS)
Aula de costura no curso técnico de vestuário, no Espaço da Moda do Senai (Foto: Arquivo AVS)

Alunos do curso técnico em vestuário do Senai vão apresentar looks no desfile principal da Fevest, de 5 a 9 de julho. De um total de 15 looks, criados a partir de material reaproveitado, três serão selecionados para o desfile – um por júri especializado e dois por voto popular. Os croquis estão disponíveis para votação no site www.cursosenairio.com.br/concurso até as 13h59 de 26 de junho.

Além dos destaques no desfile principal, as 15 peças vão ganhar exposição durante a Fevest, terão fotos profissionais afixadas no gradil da escola e vão decorar o ponto de ônibus em frente ao Espaço da Moda.

Este ano o projeto Novos Talentos Senai Espaço da Moda  traz o tema da sustentabilidade. Os alunos trabalharam o conceito “upcycling”, transformando materiais que seriam descartados em peças criativas e que seguem tendências das passarelas mundiais.

Segundo a designer de moda da Firjan, Claudinéia Ferraz, a escolha do tema tem como objetivo conscientizar alunos, empresários e outros participantes sobre a questão ambiental. “A novidade deste ano foi que envolvemos os confeccionistas no processo. Eles doaram linhas, bojos e tecidos que para eles não teriam mais utilidade”, explicou.

Os estudantes, que foram proibidos de comprar materiais novos, tiveram que achar uso para tudo o que foi doado. Para a aluna Helena Verkes, que faz roupas há dez anos e resolveu entrar no curso para se aperfeiçoar, o desafio foi um grande quebra-cabeça. O grupo dela se inspirou em Frida Khalo, encarnando referências de colorido e detalhes. “As peças foram modeladas nos manequins, pregamos tirinha por tirinha à mão. Foi muito trabalhoso. Mas o resultado final nos deixou orgulhosos”.

Rhanna Menezes buscou inspiração no litoral da Grécia. “Escolhemos pedaços de tecidos com tons suaves, passeando entre o branco e o azul, agregando partes de renda e tule que acabaram nos remetendo ao país”, conta a aluna de 21 anos. Ela costura desde os 14 com a mãe e revela que a proposta do curso ajudou a ampliar a visão que tinha apenas como costureira, fazendo com que ela enxergasse a peça como criadora, modelista e vendedora, uma perspectiva completa do funcionamento de uma indústria de moda, que é o objetivo do curso.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, TexBrasil, Abit, Apex - Brasil; e organização da Teia de Eventos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: moda | Fevest | Senai
Publicidade