Desfile de lanternas e fogueira no Suspiro: Agosto Suíço começa nesta terça

Programação se estende por todo o mês com várias atrações em homenagem aos nossos colonizadores
segunda-feira, 31 de julho de 2017
por Karine Knust
O desfile das lanternas na Suíça, onde é tradição (Foto:
O desfile das lanternas na Suíça, onde é tradição (Foto: "Brasileiros Mundo Afora)

Nesta terça-feira, 1º de agosto, Dia Nacional da Suíça, começa mais uma edição do tradicional Agosto Suíço. O evento, que comemora o aniversário da primeira nação que iniciou a colonização de Nova Friburgo, é promovido pela Colônia Suíça da cidade e pela Casa Suíça e conta com a parceria da Associação Nova Friburgo-Fribourg. Na programação, apresentações de danças folclóricas e coral, exposições e festivais.

A expectativa é que o evento, que tem como grande proposta reforçar a ligação existente entre Nova Friburgo e Fribourg, na Suíça, atraia centenas de visitantes, já que há atrações para todos os gostos e idades. Alguns serão promovidos em espaços fechados e, portanto, cobrados, e os demais terão entrada franca.

As atrações já começam cedo nesta terça-feira. Às 10h tem hasteamento de bandeiras na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. Às 12h30, será a vez de hastear a bandeira na Casa Suíça, em Conquista. Já à noite, a partir das 19h30, têm uma série de apresentações. A Festa Cultural, com entrada franca, terá coral infantojuvenil da Aliança Francesa; grupos de dança folclórica Vevey La Jolie e da Colônia Suíça; dança espanhola com Juliana Reis Amorim; escola de dança Ponto Ideal; grupo de capoeira DNA; dança do ventre com Ju Najlah; Merci companhia de dança; e participação dos jovens talentos friburguenses. As atrações acontecem no Teatro Municipal Laercio Ventura, no centro da cidade.

 Às 21h a Praça do Suspiro sedia o Cortejo de Lanternas, já às 21h30 haverá confraternização com fogueira para encerrar o primeiro dia de programação. O encontro acontece na Praça das Colônias. Durante todo o mês de agosto o Teatro Municipal ainda sedia a Expo Suíça, uma mostra que promete levar o público a uma viagem pelas tradições de inspirações de um de nossos países colonizadores. A exposição fica em cartaz até o dia 31 de agosto e pode ser visitada de terça a domingo, das 13h às 18h.

Uma das atrações mais esperadas deste período é o Festival de Chocolate. O evento, que também faz parte da programação do Agosto Suíço, será realizado nos dias 4 a 6, nas dependências da Queijaria Suíça de Nova Friburgo, localizada na RJ-130, Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, km 18, em Conquista. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.festivaldechocolate.com.br.

No sábado, 5, haverá a tradicional Festa de Queijos e Vinhos. Em sua 39ª edição, o evento acontece a partir das 21h no Nova Friburgo Country Clube e promete animar o público ao contar com animadas apresentações musicais. Na próxima semana, no sábado, 12, a partir das 18h, tem apresentação de jovens talentos friburguenses com participação especial do pianista Cristiano Vogas, no Teatro Municipal. Já no domingo, 20, a programação segue com a competição de Mountain Bike “Route MTB Nova Friburgo”. A largada acontece às 9h, na Casa Suíça, em Conquista. Inscrições pelo site www.montanhasports.com.br. E para fechar os festejos do Agosto Suíço, no dia 26 tem o 5º Torneio Frialp de Bolão, a partir das 10h. Com entrada franca, a atividade acontece no Nova Friburgo Country Clube.

A colonização

A história de Nova Friburgo teve início ainda no século XIX, quando Dom João VI decidiu estabelecer aqui a primeira colônia de famílias suíças. A cidade foi batizada em uma referência a Fribourg, lugar de onde eram provenientes os primeiros colonizadores. Entre 1819 e 1820 chegaram a Nova Friburgo 261 famílias de colonos suíços para fixar suas residências. Hoje o município conta com dez colônias oficiais – suíça, alemã, italiana, portuguesa, libanesa, africana, japonesa, húngara, espanhola e austríaca.

A presença das colonizações pode ser vista na arquitetura, na decoração e na gastronomia da cidade e dos distritos que compõem a região.

O desfile das lanternas

Todo segundo sábado de novembro se celebra em vilarejos suíços o que se chama de Räbenlichtliumzug, o “festival das luzinhas-nabo”. Originalmente o evento era para celebrar a última colheita do ano, na qual os nabos, assim como a batata em outros países, eram de suma importância para o sustento das famílias.

Os primeiros a utilizar lanternas feitas com nabos foram, segundo a tradição, habitantes das montanhas cerca de cem anos atrás. A história conta que, para encontrar o caminho até a igreja, onde se celebrava a última colheita, os moradores utilizavam nabos vazios e furados com velas dentro, e assim conseguiam iluminar os bosques escuros.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: festa | festival | inverno | Frio
Publicidade