Deputado estadual vai à Justiça garantir paradas de ônibus intermunicipais

Ação é para garantir serviço até a votação de projeto de lei que impede a interferência de prefeituras em vias estaduais, explica Wanderson Nogueira
segunda-feira, 18 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
O deputado estadual Wanderson Nogueira tenta reverter na Justiça a decisão da prefeitura sobre paradas de ônibus intermunicipais no Centro (Divulgação)
O deputado estadual Wanderson Nogueira tenta reverter na Justiça a decisão da prefeitura sobre paradas de ônibus intermunicipais no Centro (Divulgação)

Uma determinação da Prefeitura de Nova Friburgo impede, desde a última segunda-feira, 18, que os ônibus intermunicipais realizem embarque e desembarque de passageiros no centro de Nova Friburgo. Apesar de o Executivo argumentar que se trata de uma recomendação do Ministério Público, o órgão informa que não emitiu qualquer determinação neste sentido. Diante da situação, o deputado estadual Wanderson Nogueira ingressou na Justiça na última sexta-feira, 15, com o objetivo de reverter a decisão da Prefeitura — até ir a votação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) um projeto de lei de sua autoria que desautoriza prefeitos “a tomar decisões de proibição quanto ao transporte intermunicipal nas vias estaduais, como é o caso específico da RJ-116”. A votação deve ocorrer no dia 26 de maio.

O deputado friburguense também marcou reunião com o secretário estadual de Transportes e entrou com projeto de lei para inclusão dos municípios da Região Centro-Norte no Programa Bilhete Único — que permite a integração das linhas sem a necessidade de pagar nova passagem intermunicipal no prazo de 3 horas.

Para Wanderson, a medida de proibir as paradas dos ônibus intermunicipais no centro de Nova Friburgo não vai melhorar o trânsito, atrapalhará os trabalhadores de outras cidades e ainda piorará a movimentação no comércio da cidade. “O que me pergunto é: saem os ônibus intermunicipais, entram os da empresa local. Se é para melhorar o trânsito, me causa no mínimo estranhamento. Mais tempo para o trabalhador chegar ao trabalho. Mais dinheiro gastará. Menos dinheiro para comprar no comércio local. É um efeito dominó sem fim”, pontuou Wanderson.

No site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro — com o número do processo 0006586-1520158190037 — é possível acompanhar o andamento do parecer da justiça sobre o tema.

Foto da galeria
Captura de tela da ação movida pelo deputado Nogueira (Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Ministério Público | MP | PMNF | Onibus Intermunicipais | Transporte | Trânsito | Prefeitura | passagem
Publicidade