Depósito de cobertores e roupas em canteiro da praça é alvo de queixas

Leitores reclamam de uso indevido do espaço no centro do município
segunda-feira, 18 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Moradores de rua têm usado um dos canteiros da tradicional praça como depósito de peças, o que tem conferido um aspecto de abandono ao trecho (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Moradores de rua têm usado um dos canteiros da tradicional praça como depósito de peças, o que tem conferido um aspecto de abandono ao trecho (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Outrora uma referência de Nova Friburgo, os jardins da Praça Getúlio Vargas estão deixando a desejar no que se refere a manutenção. Em alguns trechos, o colorido das plantas tem dado lugar a pontas de cigarro, papéis, garrafas vazias e lixos de todo tipo, o que demonstra o descaso de alguns frequentadores com um espaço que é patrimônio do município. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por seu conjunto paisagístico, a praça foi projetada em 1881 pelo conceituado paisagista francês Auguste Glaziou mas vem se descaracterizando por atos diversos.

Além do lixo, moradores de rua têm usado um dos canteiros como depósito de cobertores, lençóis e roupas. O material está sendo acondicionado em um dos brotos que nasceram nas dezenas de troncos de eucaliptos cortados no ano passado. O fato é alvo de queixas encaminhadas à redação de A VOZ DA SERRA e está desagradando alguns friburguenses que costumam passar pelo trecho, em frente ao antigo fórum. “Há algumas semanas tenho observado que aquela parte do jardim virou uma espécie de armário da população de rua, que está amontoando cobertores e lençóis nos galhos de uma árvore, deixando um aspecto muito feio”, observou um leitor que não quis se identificar. Além dessa queixa, alguns apelos chegaram ao jornal para que haja uma fiscalização a fim de coibir a prática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: praça getúlio vargas
Publicidade