Dengue: chegou a hora de intensificar o combate ao Aedes aegypti

Agentes estão percorrendo os bairros que tiveram maior incidência de casos no último verão
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O calor dos últimos dias pode ser encarado como uma prévia do verão que vem por aí, estação que é sinônimo de roupas mais leves, bebidas refrescantes, banhos gelados e, claro, temporais. Além disso, temperatura alta e água acumulada é a combinação perfeita para proliferação de insetos, principalmente o mosquito transmissor da dengue, o temido Aedes aegypti

Um levantamento da Vigilância Epidemiológica de Nova Friburgo, revelou que até maio deste ano o município já possuía um total de 3.446 pacientes diagnosticados com dengue e outras 69 grávidas com suspeita de zika vírus.

Para evitar que dados como esse voltem a se repetir no próximo verão, agentes da subsecretaria de Vigilância Ambiental intensificaram as visitas domiciliares em diversos bairros. 

Na manhã de ontem, 20, por exemplo, uma equipe de cinco agentes — coordenada por Felipe Oliveira e supervisionada por Rodrigo Pires, da subsecretaria de Vigilância Ambiental — continuou o trabalho de visitas no bairro Bela Vista, próximo a Olaria.

De acordo com a subsecretaria, o cronograma de visitas é elaborado de acordo com dados levantados pela Vigilância Epidemiológica. Os bairros com maior incidência de casos e maior proliferação do mosquito recebem mais atenção.

 Ainda segundo a subsecretaria, além dessa rotina, dois agentes realizam trabalhos diariamente em locais chamados pontos estratégicos, que são cemitérios, hospitais, ferros velhos, terrenos baldios, praças e demais locais públicos, onde há maior possibilidade de haver água parada.

Este ano, a visitação já passou pelo distrito de Conselheiro Paulino e pelos bairros Cordoeira e Catarcione.

Além de orientar os moradores sobre a forma correta de manter recipientes e a importância de acabar com o acúmulo de água parada, os agentes também podem aplicar o insumo em situações de último caso (quando há água parada e não é possível removê-la). 

O próximo bairro a receber a visita dos agentes será Olaria, onde foi registrado o maior número de casos de dengue em Nova Friburgo no verão de 2015/2016.

Atualmente, a prefeitura tem 14 agentes de combate a endemias, em Nova Friburgo. A média de visitas por cada ciclo — que dura dois meses — é de 800 visitas em residências. Os agentes visitam cerca de 20 imóveis por dia. 

O ano é dividido em seis ciclos e, no final de todos eles, é feito um Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (Lira), no qual são apontados os números de infestação dos mosquitos em cada bairro.

Para obter mais informações sobre o combate à dengue e realizar denúncias, basta entrar em contato com a Subsecretaria de Vigilância Ambiental, na Rua Souza Cardoso, 62, no Centro, ou pelo telefone 2543-6293.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aedes Aegypti
Publicidade