Defesa Civil do estado anuncia novo Plano de Emergência contra Desastres

Órgão em Nova Friburgo vai analisar documento e estudar mudanças que deverão ser implementadas ao longo de 2018
quarta-feira, 06 de dezembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
Desabamento de encosta em 2011 (Arquivo AVS)

Faltando menos de um mês para o início do verão -- conhecido por concentrar fortes chuvas e desastres ambientais -- a Secretaria estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira, 5, um novo Plano de Emergência contra Desastres. O documento vale para os 92 municípios do estado. Em Nova Friburgo, o órgão informou que vai analisar o plano e estudar as possíveis ações na cidade.

Com vigência até dezembro de 2018, o plano foi apresentado para representantes das defesas civis municipais e bombeiros. O documento define as ações de socorro, de assistência à população afetada, além de ações de reabilitação das áreas atingidas. O objetivo é minimizar os danos e prejuízos causados por desastres. O plano conta também com um mapa de áreas suscetíveis para incêndios florestais no estado.

De acordo com a Defesa Civil, a ferramenta é destinada a todos os integrantes do sistema estadual. Ao todo, mais de 40 agências, incluindo instituições governamentais e não governamentais, entidades privadas e segmentos organizados da sociedade civil, participaram do projeto.

Segundo o subsecretário estadual de Defesa Civil, Marcelo Hess, o plano tem como intuito fortalecer a integração entre os órgãos envolvidos na resposta a desastres. “Também tem por objetivo tanto a mobilização preventiva”, disse ele, citando como exemplo, o treinamento realizado no final de novembro em comunidades onde foram instalados sistema de alarme por sirenes. Na ocasião, “foram mobilizadas cerca de 12 mil pessoas, em 11 municípios”, pontuou.

Ainda segundo Hess, será lançada, em breve, a “Rede Salvar”, composta por voluntários escoteiros, Cruz Vermelha, liga de radioamadores e jipeiros, entre outros. “Estamos criando uma grande rede estadual de voluntários para trabalhar em situações de desastre”, disse o subsecretário.

Outra novidade anunciada é o Plano Verão 2018, que estabelece protocolos e procedimentos para serem adotados em problemas  como deslizamento de encostas, inundações e enxurradas, causados pela chuva forte.

A Defesa Civil de Nova Friburgo está de prontidão 24h por dia através do telefone 199. A sede da pasta fica localizada na Avenida Alberto Braune, 223, Centro.

 

Publicidade
Agora Faz
TAGS: