Defesa Civil de Nova Friburgo recebe novo grupo de japoneses

Nesta segunda etapa do trabalho, o consultor japonês e engenheiro civil Sano Tetsuya solicitou informações atualizadas da Defesa Civil Municipal
quarta-feira, 01 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Defesa Civil, recebeu na sexta-feira, 26, um novo grupo de consultores japoneses contratados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). A visita deu continuidade ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), que está sendo executado em Nova Friburgo, Blumenau e Petrópolis. Os três municípios participam do projeto-piloto por serem considerados os de maior risco de desastres naturais no Brasil.

Nesta segunda etapa do trabalho, o consultor japonês e engenheiro civil Sano Tetsuya solicitou informações atualizadas da Defesa Civil Municipal, como organização e organograma, além de um levantamento de dados, incluindo o orçamento da referida secretaria. Além disso, o geólogo Pucai Yang e o engenheiro geotécnico Satoshi Emoto realizaram visitas de campo em diversos locais atingidos pela tragédia climática de 2011, como as ruas Juvenal Namen e Cristina Ziede. Os técnicos foram ciceroneados pelo gerente técnico da Defesa Civil, Hamilton Thuller, e representantes do Grupo Regea/Pangea Geologia e Estudos Ambientais, responsáveis pela elaboração do Plano de Contingência do município.

O trabalho de campo contou ainda com a participação da subsecretária de Pesquisa e Planejamento Urbano da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Viviane Melo, que destacou a importância desta cooperação técnica entre Brasil e Japão. “O intercâmbio entre os dois países e o estudo e comportamento dos tipos de deslizamentos contribuem muito para que o manual a ser elaborado seja o mais consistente possível. A ideia principal é que, a partir desses levantamentos/mapeamentos, todo o país possa adotar este manual e, com isso, prevenir a incidência dos desastres naturais”, frisou a subsecretária.

Vale destacar que o projeto teve início em agosto de 2013 e prevê um cronograma de trabalho de quatro anos. O objetivo é aprimorar e fortalecer as práticas de gestão, criar arranjos cooperativos entre os entes federativos e técnicas e métodos relacionados aos macroprocessos de gestão integral de riscos de desastres naturais (prevenção, monitoramento e alerta, preparação, resposta, recuperação), por meio da transferência de conhecimento japonês e cooperação entre os entes envolvidos. A iniciativa também  servirá de base para a elaboração de um manual de prevenção de desastres naturais no Brasil.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, João Paulo Mori, o convênio firmado com o Japão é de suma importância para o desenvolvimento do projeto. “Esta ação integrada com os técnicos japoneses é, sem dúvida, de grande valia para que a gente possa atuar na gestão, prevenção e redução dos riscos, e na resposta aos desastres naturais. Aprimorar e fortalecer os arranjos cooperativos, as técnicas e os métodos relacionados aos macroprocessos por meio da transferência de conhecimento podem, efetivamente, viabilizar uma política pública voltada para a magnitude dos desastres naturais que vêm ocorrendo nos últimos anos no país”, finalizou Mori.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Japão | Defesa Civil | Gestão de risco | Desastres Naturais
Publicidade