Defesa Civil de Friburgo reúne representantes de 7 municípios

Encontro discutiu formas de utilização do cartão federal que disponibiliza recursos para desastres
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O encontro na Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo reuniu representantes do órgão em municípios vizinhos no Centro-Norte
O encontro na Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo reuniu representantes do órgão em municípios vizinhos no Centro-Norte

Representantes da Defesa Civil de sete municípios da região estiveram em Nova Friburgo nesta quarta-feira, 10. A visita, proposta pelo secretário da Defesa Civil friburguense, coronel João Paulo Mori, teve o intuito de discutir as formas de utilização do Cartão de Pagamento da Defesa Civil - CPDC. Conduzida pelo assessor da Superintendência de Defesa Civil do Rio, Robson Luís, o evento recebeu visitantes de Trajano de Moraes, Cordeiro, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, Sapucaia e Teresópolis.

O Cartão de Pagamento da Defesa Civil – CPDC é uma ferramenta do governo federal utilizada para o envio de recursos, especialmente em casos de desastres, que são chamados de recursos de resposta. Segundo o secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, João Paulo Mori, o município já adquiriu o cartão desde a época da tragédia que afetou a Região Serrana, em janeiro de 2011, mas a validade dele expirou.

Com a necessidade de atualizá-lo e indicar servidores efetivos para ficar responsável por ele, Mori considerou válido promover um encontro de forma que os municípios vizinhos também fossem beneficiados com as explicações. “É fundamental nos antecipar e fazer todo o necessário para a correta utilização desta ferramenta para que, caso aconteça uma nova tragédia, não percamos tempo com questões burocráticas. Sem esse cartão, o município não estará apto para o recebimento dos recursos federais para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais”, disse.  

Na reunião, foram abordadas as seguintes questões: como o município deve proceder para requerê-lo, para a compra de quais itens ele pode ser utilizado e também a comprovação de gastos que deve ser feita para após a utilização.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade