Defesa Civil de Friburgo participa de simulado com a FAB

Exercício de 31 de julho e 4 de agosto tem como objetivo testar, aprimorar e difundir a atuação dos militares em situações de emergência e apoio à população
segunda-feira, 24 de julho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Treinamento do Ecadec (Foto: Reprodução da internet/ FAB)
Treinamento do Ecadec (Foto: Reprodução da internet/ FAB)

Na próxima semana, dos dias 31 a 4 de agosto, a Defesa Civil de Nova Friburgo participa do Ecadec 2017 -  Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil. Com a participação das Forças Armadas, o simulado interno tem como objetivo testar, aprimorar e difundir a atuação dos militares em situações de emergência e apoio à população.

Desenvolvido entre os municípios do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Duque de Caxias, o Ecadec é coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), por meio da Chefia de Operações Conjuntas. O exercício será realizado no 32° Batalhão de Infantaria Leve, o Batalhão Dom Pedro II, em Petrópolis. De lá, os comandos do simulado partirão para a Secretaria Estadual de Defesa Civil, que os repassará para as secretarias municipais participantes.

O exercício utilizará um sistema em rede, similar a jogos de guerra, para simular inundações, deslizamentos de terras e obstrução de estradas, entre outros. Tudo isso com o apoio do software “Combater”, do Exército Brasileiro. Durante o amplo simulado, caberá às Forças Armadas, de forma coordenada pela Defesa Civil Estadual, realizar ações de busca e resgate, remoção e apoio a desabrigados e desalojados, interdição e desobstrução de vias, descontaminação química, entre outras. Atividade que almeja testar a atuação da cooperação.

Na última semana, o subsecretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, Robson Teixeira, e o gerente operacional, Jailton Schumaker, participaram da reunião de planejamento do evento, na sede do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

“O objetivo do Ecadec é preparar as Forças Armadas estruturalmente, para que tenham condições de apoiar as cidades que, eventualmente, possam vir a sofrer com desastres e calamidades. Desse modo, vamos refletir as melhores práticas na mitigação dos desastres e no atendimento à população vitimada”, afirma o subsecretário Robson Teixeira.

A expectativa é de que mais de cem pessoas participem do exercício.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade