Débito de todos nós

terça-feira, 02 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A SECRETARIA municipal de Educação realizou no último fim de semana a IV Conferência Municipal de Educação com a finalidade de elaborar o Plano de Educação do Município, atendendo as exigências do Plano Nacional de Educação, criado pelo governo federal.

A “Pátria Educadora” ainda não virou realidade
COMO NÃO é novidade para ninguém, a “Pátria Educadora” idealizada pelo governo da presidente Dilma Rousseff encontra sérios obstáculos para se transformar em realidade. Do ensino fundamental ao ensino superior, nossa educação tropeça em dificuldades e por conta da má gestão é considerada uma das piores do mundo. Infelizmente, faltam planejamento e alocação adequada de recursos.

SE A TÃO SONHADA transparência dos gastos púbicos for colocada em prática, a sociedade compreenderia um pouco mais os meandros da administração do Estado e o que se faz ou se pode fazer com as verbas do orçamento. A gestão pública exige que assim seja.

O DESAFIO da educação não é somente do nosso município. É enfrentado em todas as cidades brasileiras, mal dotadas de verbas para esta nobre missão. Professores e alunos se unem num coro de lamentações cujo choro infelizmente não chega aos ouvidos dos governantes em Brasília. A presidente eleita Dilma Rousseff prometeu mudanças e cabe agora aguardarmos para ver quais delas serão implementadas.

A EDUCAÇÃO brasileira ainda não se desenvolveu de forma plena. O mercado de trabalho sofre as consequências do ensino inadequado com a falta de profissionais qualificados. A educação básica não supre com o mínimo de formação uma geração que vive conectada aos meios eletrônicos de comunicação e que não prescinde mais do conhecimento formal praticado atualmente nas salas de aula.

É PRECISO ADEQUAR o ensino às mudanças da sociedade globalizada, cujos princípios são difundidos em todos os países desenvolvidos e que infelizmente ainda não chegam aos bancos escolares brasileiros. Avançar na qualificação dos nossos professores, oferecendo salários dignos e acesso à atualização profissional são necessidades fundamentais da educação. Os estudantes serão os grandes beneficiados. O Brasil sai ganhando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: pátria educadora | formação | Educação | Brasil | Dilma Rousseff | Conferência Municipal de Educação | Plano de Educação | Secretaria Municipal de Educação | Prefeitura | Nova Friburgo
Publicidade