Curso do Cefet se destaca em avaliação do MEC

Esta é a primeira vez que um curso do campus, criado em 2008, obtém conceito 4
terça-feira, 11 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Ao todo, 22 professores atuam no curso; sendo 14% deles doutores, 68% mestres e 18% especialistas (Foto: Divulgação)
Ao todo, 22 professores atuam no curso; sendo 14% deles doutores, 68% mestres e 18% especialistas (Foto: Divulgação)

O Centro Federal Tecnológico Celso Suckow da Fonseca (Cefet RJ), campus Nova Friburgo, obteve conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), em um dos seus cursos de graduação. Em uma escala de 1 a 5, o curso de Bacharelado em Sistema de Informação foi o contemplado com a nota 4.

Considerado um indicador de qualidade, utilizado pelo MEC para avaliar os cursos superiores, o conceito é calculado sempre no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos. De acordo com a diretoria da instituição, desde que foi fundada em 2008, esta é a primeira vez que um curso do campus atinge o conceito.

O coordenador do bacharelado Dacy Lobosco explica que houve uma mobilização de todo o campus para atingir o feito. “O resultado vai além da nota. O processo de avaliação do MEC criou uma importante sinergia no campus. Todos os docentes do curso participaram ativamente, em reuniões e comissões temáticas de discussão e formatação dos requisitos elencados pelo MEC. Também houve, desde o início, a preocupação de envolver os alunos, conscientizando-os sobre o processo”, disse.

Ainda segundo a instituição, o bacharelado obteve nota máxima em vários quesitos, dentre os quais se destaca o corpo docente. Dos 22 professores, todos trabalham em regime de dedicação exclusiva e 19 (86%) possuem mestrado ou doutorado. A inserção regional também foi uma variável de destaque. “O curso contempla de maneira excelente as demandas sociais da cidade e da região, considerando objetivos, competências profissionais e tecnológicas e o perfil pretendido para os egressos”, atesta o relatório da avaliação.

Sobre o curso

O curso de Sistemas de Informação do Cefet/RJ Campus Nova Friburgo começou suas atividades em 2014. Ele tem duração de quatro anos, com regime acadêmico semestral, com 40 vagas ofertadas por semestre e uma carga horária total do curso: 3100 horas.

Ao todo, 22 professores atuam no curso; sendo 14% deles doutores, 68% mestres e 18% especialistas. Assim, o percentual de docentes do curso com titulação obtida em programas de pós-graduação stricto sensu de mestrado ou doutorado é de 82%. Mais de 80% do corpo docente do curso possui experiência de magistério superior de pelo menos três anos.

A coordenação do curso é exercida pelo prof. Dacy Câmara Lobosco, que possui pós-graduação em Análise e gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ, mestrado em Modelagem Computacional, pelo IPRJ/Uerj, cursa doutorado no NCE/UFRJ e tem vasta experiência profissional na área de sistemas de informação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cefet
Publicidade