Cultura na Praça: evento reaviva a luta em prol da Getúlio Vargas

Tarde de sábado contou com música, danças e filmes na praça
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
por Ana Blue
O Movimento Abraço às Árvores vem realizando diversas intervenções culturais ao longo de 2015
O Movimento Abraço às Árvores vem realizando diversas intervenções culturais ao longo de 2015

 “A praça! A praça é do povo como o céu é do condor.” Assim Castro Alves definia a praça, destacando o poder da voz de um povo quando protesta. Um século e meio depois, na Praça Getúlio Vargas, a frase do poeta dos escravos estampa os cartazes como, ao mesmo tempo, palavra de ordem e de cura.

Por ocasião dos cortes e podas realizados em seus eucaliptos centenários, em janeiro, um grupo de pessoas se mobilizou e criou o Movimento Abraço às Árvores – SOS Praça Getúlio Vargas, que vem realizando diversas intervenções culturais no espaço, com o intuito de chamar a atenção da comunidade para a causa.

Um destes eventos aconteceu na tarde do último sábado, 22, com atrações para todos os públicos. O ‘Cultura na Praça’ trouxe danças circulares e diversas atividades. Com Vivaldi e Myslivecek no repertório, o Trio Glaziou, que se formou a partir dos protestos, encheu a praça de boa música. O Cineclube de Lumiar também participou do evento, apresentando o filme “O sal da terra”, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, e o documentário da historiadora Janaína Botelho sobre a operação polêmica. Tudo em clima de paz entre organizadores e público, num dia em que a praça voltou às mãos que lhe cabem de direito: do povo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: cultura na praça | Glaziou | Abraço às Árvores | sos | getúlio vargas | Eucaliptos
Publicidade