Cultura e arte por todos os cantos de Nova Friburgo

No último fim de semana, a cidade foi invadida pelo evento Feirarte
terça-feira, 31 de maio de 2016
por Ana Borges
Escritores friburguenses reunidos em mesa-redonda (Foto: Divulgação)
Escritores friburguenses reunidos em mesa-redonda (Foto: Divulgação)

No último fim de semana, a cidade foi invadida pelo evento Feirarte — I Feira Cultural de Nova Friburgo —, criada pelo escritor friburguense Thales Amaral, de 19 anos, com o intuito de espalhar “Cultura e Arte por toda parte”, juntamente com os produtores e escritores Flavia Gonçalves e Carlos Henrique Abbud. A feira, realizada na sábado e domingo (dias 28 e 29) na Praça Demerval Barbosa Moreira, promoveu atividades o dia inteiro em ambos os dias.

Foram desenvolvidas atividades em tendas de autores — que reunir 13 escritores —, exposição e venda de artesanato local com a equipe da Assistência Social, oficinas de literatura e de grafite, além de apresentações musicais das bandas Rodney 89, Stockhouse, Super Voz e Jazz Combo, e o DJ Gee Santos. “Além disso tivemos sarau de poesias com poetas friburguenses, apresentação teatral com o grupo Tamarindo, lançamento do livro ‘Brisa - a história da tempestade’, de Ania Kitylla Gevesier, e doações de livros durante todo o evento”, destacou Thales.

Ele também fez questão de revelar que o projeto aconteceu por iniciativa de particulares, que arcaram com todos os custos envolvidos. “O evento não teve patrocínio e muito menos apoio público. É importante deixar isso claro para destacar o empenho e generosidade de quem realmente se envolveu e se comprometeu com esse projeto”, reiterou.

A abertura da Feirarte foi realizada na sexta-feira, 27, na Câmara Municipal, com apresentação do músico Luiz Carlos Wermelinger, da Banda Campesina, do poeta Conrado MPL, e performances poéticas de Nani Magliano e Cida Alvim, entre outros.

Thales Amaral já lançou dois livros e prepara a edição do terceiro. Ano passado fez uma turnê literária por 22 escolas do município, quando percebeu a carência de investimentos culturais. Após participar da Bienal do Livro do Rio, e de festas literárias em quatro cidades do estado, Thales decidiu criar esse evento para divulgar autores e títulos. “Conversei com dois amigos, Flavia e Carlos, que toparam participar e assim criamos essa feira”, contou.

Como produtores e organizadores do projeto, Flavia e Carlos se sentem plenamente satisfeitos com os resultados alcançados. Segundo eles, o objetivo inicial superou as expectativas. “Vivemos dois dias cercados por literatura, música, artes plásticas, obras de arte por toda parte, artistas engajados e felizes pela chance de mostrar seus trabalhos e trocar experiências. Bastou o espaço, o resto, artistas e público fizeram. Na tenda dos autores, organizada pela escritora Isabelle Sarruf, houve exposição de livros e autógrafos todo o tempo. Artesãos locais ajudaram a embelezar a praça com suas peças originais”, contaram.

Poetas como Conrado MPL, Silvio Poeta e Brenno Castro participaram do sarau recitando seus trabalhos, e Ania Kitylla Gevezier também conduziu uma produtiva oficina do livro, assim como Dalmo Latini, que comandou a oficina de grafite. Sob mediação da professora Márcia Lobosco, os autores se reuniram para uma mesa-redonda, e o grupo de teatro Tamarindo alegrou a tarde de sábado. “A Escola Superior de Música (Ucam), sob a regência de Jorge Ayer, trouxe o grupo vocal Super Vox e a banda Jazz Combo, que fizeram apresentações impecáveis. Depois de tudo, temos certeza de que a I Feira Cultural de Nova Friburgo tornou-se inesquecível”, encerraram Flavia e Carlos.

Foto da galeria
(Foto: Regina Lo Bianco)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade