Cubango quer levar mil friburguenses para a Sapucaí em 2018

Diretoria da escola de samba busca parcerias e troca de experiências com Nova Friburgo
terça-feira, 28 de março de 2017
por Karine Knust
O desfile da Acadêmicos do Cubango na Marquês de Sapucaí em 2013 (Foto: Tata Barreto/Agência Brasil)
O desfile da Acadêmicos do Cubango na Marquês de Sapucaí em 2013 (Foto: Tata Barreto/Agência Brasil)

Nova Friburgo vai passar pela Sapucaí em 2018. A Acadêmicos do Cubango, tradicional escola de Niterói que desfila na Série A (Grupo de Acesso) do Rio de Janeiro, divulgou a novidade na última semana. De acordo com a diretoria da escola de samba, o enredo “O bicentenário do município de Nova Friburgo” foi decidido após uma reunião, em Friburgo, com os secretários municipais de Desenvolvimento, Turismo e Cultura.

“Acreditamos muito que essa será uma grande parceria. Apresentamos a ideia aos secretários, que foram muito favoráveis. O prefeito Renato Bravo também já está tomando ciência da nossa iniciativa”, afirma o presidente da escola niteroiense, Olivier Luciano Vieira, mais conhecido como Pelé, acrescentando que “não queremos tirar dinheiro da cidade, queremos parcerias e troca de experiências para que possamos apresentar um desfile impecável em 2018”.

De acordo com Pelé, o município serrano foi escolhido por motivos especiais. “Somos uma escola do Morro do Bumba, que sofreu muito com uma tragédia, assim como Nova Friburgo. Além disso, essa cidade também tem uma vocação muito grande para o carnaval. Quando ficamos sabendo que a cidade ia completar 200 anos, logo nosso carnavalesco Gabriel Adate trouxe a ideia de fazermos uma homenagem e achamos uma ótima oportunidade. Vai ser muito especial”, acredita ele.

Intercâmbio Friburgo–Niterói

Os preparativos para a folia já estão começando. Segundo Pelé, a ideia é levar ao público a história do município de forma alegre e irreverente. Para isso, a diretoria da escola tem estudado a realização de encontros entre agremiações friburguenses e a Cubango.

“Queremos fazer um grande intercâmbio. Acho que as escolas de Nova Friburgo têm muito a nos passar e nós buscamos essa troca. Vamos tentar fazer eventos junto com eles e levar mil componentes das escolas de Nova Friburgo para desfilar com a gente na Sapucaí”, afirma Pelé, explicando que “a ideia é fazer com que cada escola represente uma parte da história de Nova Friburgo, ou seja, cada uma delas participará de uma parte do desfile”.

De acordo com o sambista, partes marcantes na história do município e figuras conhecidas serão destaque do desfile. “Vamos levar para a avenida a história de Nova Friburgo desde os índios, passando pela colonização, até os dias de hoje. E, para fechar o desfile, vamos homenagear o friburguense Benito di Paula”, revela Pelé.

Entre os dias 6 e 9 de abril, toda a diretoria da escola niteroiense estará em Nova Friburgo para dar continuidade a pesquisas sobre o município e realizar reuniões com autoridades e escolas de samba da cidade. Segundo a presidência da agremiação, integrantes da escola devem voltar a Nova Friburgo para o tradicional desfile de 16 de maio, aniversário da cidade, e pretende realizar o ensaio teste para a Sapucaí também no município, em janeiro de 2018.

Até a tarde desta segunda-feira, 27, a prefeitura de Nova Friburgo não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto. A Acadêmicos do Cubango foi fundada em dezembro de 1959 e possui cerca de 2.500 componentes. A agremiação desfilou no carnaval de Niterói até meados dos anos 80 quando, junto da Unidos do Viradouro, decidiu participar dos desfiles na Sapucaí. O desfile das escolas da Série A é transmitido pela Rede Globo, nas noites de sexta e sábado de Carnaval.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: bicentenário
Publicidade