Crise versus oportunidade

O cenário está complicado e todos estão sentindo de alguma forma os efeitos da crise. Mas, muitas marcas continuam crescendo e enfrentando bem tal situação. O que elas estão fazendo?
segunda-feira, 25 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra

O cenário está complicado e todos estão sentindo de alguma forma os efeitos da crise — inflação, juros, dólar alto, retração do consumo, arrocho fiscal, desemprego, etc. Tudo isso junto começa a atingir as finanças das empresas. Mas, olhando para os lados, observa-se que muitas marcas continuam crescendo e enfrentando bem tal situação. O que elas estão fazendo?

Primeiro ponto a ser entendido: a crise tem sim impacto sobre o seu negócio. Mas toda crise apresenta oportunidades. Em primeiro lugar, você não deve levar a crise para dentro da sua empresa, não se deixe abater, não desanime. Depois, compreenda o cenário que estamos lidando. Cada empresa é afetada de uma forma.

Após compreender o contexto e estabilizar seu lado emocional, aplique algumas estratégias em tópicos, como:

Planejamento: Planeje seus gastos, seus horários, seus objetivos e tudo que envolva direta ou indiretamente o faturamento da sua empresa. Foque no essencial para manter a qualidade e invista em aventuras estratégicas que vão te trazer retorno, com uma estrutura firme por trás de você. Empresas que abordam vendas de forma estratégica obtêm um desempenho superior ao de seus concorrentes.

Concorrência: Se você é do tipo que pensa que investir em tempos de crise não é bom, você está enganado. Os brasileiros não têm muito potencial de competitividade e é comum deixar a crise se instaurar na empresa. A grande maioria se contenta em segurar as pontas do negócio até que ocorra uma mudança no mercado. Não fique aguardando essa mudança, faça da sua empresa a mudança. Alterações e investimentos feitos durante uma crise ajudam a combater a competição e constroem uma base para um crescimento mais rápido. Se os outros estão se deixando levar pela estagnação sua empresa tem mais espaço e chance de crescer diante de uma concorrência fraca.

Clientes: Aposte em manter a qualidade no atendimento dos seus clientes para mantê-los fiéis. Nem que para isso sejam necessários investimentos para oferecer uma experiência aprimorada a eles. Uma ótima solução são as redes sociais corporativas, onde os funcionários podem trabalhar em um relacionamento saudável com um cliente e aumentar as oportunidades de venda.

Leads: Aproveite todas as vendas e clientes possíveis. Em tempos de crise um lead vale por dois, não perca nenhum deles. Organize suas vendas, estude a sua conversão e a do concorrente. Descubra em que momento você está deixando de realizar uma venda ou perdendo-a para concorrência.
Terceirização: Não deixe de realizar vendas e atender seus clientes. Uma boa estratégia nesse momento é terceirizar os serviços da sua empresa. Você vai poder atender uma maior demanda, oferecer uma maior gama de serviços sem precisar investir em novas contratações ou espaço físico.

Produtividade: Invista em ferramentas que melhorem o desempenho de seus funcionários. Observe a mecânica dos funcionários que apresentam os melhores resultados e tente aplicá-las em toda equipe.

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Fonte: Webinar Endeavor

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