Crise no Uerj Friburgo é tema de reunião com o governo estadual nesta terça-feira

Diretor do Instituto Politécnico vai discutir situação da instituição na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
segunda-feira, 13 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Crise no Uerj Friburgo é tema de reunião com o governo estadual nesta terça-feira

O professor Ricardo Barros, diretor do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ-Uerj), em Nova Friburgo, tem um reunião marcada nesta terça-feira, 14, na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Rio de Janeiro, para discutir medidas para a crise na instituição, que, desde fevereiro, impede o início do período letivo.

A secretaria é responsável pela Uerj. O encontro será promovido pelo deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol), que na última quinta-feira, 9, participou de uma sessão organizada pela comissão de educação da Câmara de Vereadores no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro. Na ocasião, cerca de 200 pessoas, entre professores, alunos e parlamentares, debateram medidas para recuperação da universidade.

O presidente do Centro Acadêmico do Instituto Politécnico (Caip), Arthur Moura, destacou a importância das instituições para o futuro dos estudantes friburguenses. “A Uerj e o Instituto Politécnico são de grande importância para a formação não só dos jovens de Nova Friburgo, mas também dos municípios próximos, que têm conquistado cada vez mais posições de destaque no mercado de trabalho, expandido até mesmo as fronteiras, indo atuar em outros países", disse.

O início do segundo semestre letivo de 2016 no IPRJ e nas demais unidades da Uerj, atrasado por causa de uma greve que durou mais de 150 dias, foi adiado cinco vezes este ano devido ao atraso no pagamento de salários de servidores e bolsas de alunos e nos repasses para empresas que prestam serviços de segurança, limpeza e manutenção. O estado pagou apenas 76% dos recursos para a instituição no ano passado. A Uerj tem uma dívida de mais de R$ 360 milhões.

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, tenta aprovar na Alerj um pacote de medidas para que a União socorra o estado. Por isso, a reitoria da Uerj decidiu suspender o início do período letivo por tempo indeterminado até a regularização dos repasses. Não há prazo para que isso ocorra. O governo afirma que a prioridade é pagar os salários dos servidores. A maior parte do funcionalismo, incluindo o da Uerj, vem recebendo o pagamento em parcelas.

Na próxima sexta-feira, 17, vai acontecer mais uma edição do projeto Supera Rio, com foco na situação da Uerj, na Câmara de Vereadores. O encontro começa às 14h e contará com a presença dos deputados estaduais Marcelo Freixo, Flavio Serafini, Eliomar Coelho e Jorge Felipe Neto, além do deputado federal Glauber Braga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UERJ | Crise
Publicidade