Crise antecipa promoções da 'Black Friday' no comércio friburguense

Para atrair consumidores, lojistas já aderem à megaliquidação
sábado, 21 de novembro de 2015
por Flávia Namen
Comerciantes da Avenida Ariosto Bento de Mello saíram na frente para atrair os consumidores e adiantaram em uma semana o início da megaliquidação (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Comerciantes da Avenida Ariosto Bento de Mello saíram na frente para atrair os consumidores e adiantaram em uma semana o início da megaliquidação (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Tradicional nos Estados Unidos, a “Black Friday” consiste em oferecer produtos e serviços com grandes descontos aos consumidores e é sempre promovida na última sexta-feira de novembro. A megaliquidação também vem se popularizando cada vez mais no Brasil e movimenta shoppings, grandes redes de varejo e lojas do comércio tradicional e virtual de todo o país. Em Nova Friburgo não é diferente e a “sexta-feira negra” tem ganhado a adesão de muitos comerciantes de olho na 1ª parcela do 13º salário, que costuma ser paga na segunda quinzena do mês a grande parte dos trabalhadores.

Este ano, em função da crise econômica que vem provocando queda nas vendas de um modo geral, alguns lojistas da cidade estão antecipando os super descontos da “Black Friday”. É o caso dos comerciantes da Avenida Ariosto Bento de Mello, que saíram na frente para atrair os consumidores e adiantaram em uma semana o início da megaliquidação, conforme anunciado na extensa faixa pendurada no local. “Há algum tempo fundamos uma associação de lojistas para promover em conjunto alguns eventos para aquecer as vendas. Este ano, decidimos inovar e antecipar a Black Friday, que deve se estender até o final deste mês”, disse a empresária Hérica Benvenuti Pinto.

Confiante no sucesso da ação, Hérica destaca as boas oportunidades de compras que estão sendo oferecidas. “Os produtos estão, em média, com até 50% de desconto. Também é possível encontrar peças da coleção nova com preços promocionais. Isso deve atrair a clientela e esperamos repetir os bons resultados do evento realizado no Dia das Crianças, que movimentou a rua”, explicou.

Além das lojas situadas na Avenida Ariosto Bento de Mello, outros estabelecimentos comerciais da cidade também estão antecipando a realização da “Black Friday” como forma de atrair a clientela. Uma grande loja de atacado e varejo que atua no ramo alimentício lançou mão até de um carro de som para anunciar que já aderiu à megaliquidação. Isso comprova que os comerciantes friburguenses estão usando toda sua criatividade para driblar a crise e conquistar os consumidores em meio ao cenário de incertezas da economia brasileira.

Vale lembrar que a edição de 2014 da “Black Friday” em Nova Friburgo movimentou os principais pontos comerciais , numa prova de que o costume americano chegou para ficar e já caiu no gosto dos friburguenses. Este ano, independente da crise, a data é vista como uma boa oportunidade não só para os comerciantes girarem seus estoques como para os consumidores aproveitarem as boas ofertas de compras e já garantirem os presentes de Natal. Algumas parecem, de fato, tentadoras e abrangem produtos em diversos segmentos como eletrônicos,  beleza, decoração, vestuário e calçados — só para citar alguns.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: comércio | Black Friday
Publicidade