Cresce o número de alunos reprovados na rede estadual, mas evasão diminui

Salário dos professores também foi pauta de relatório apresentado à Alerj
quinta-feira, 03 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

O número de alunos matriculados no Ensino Médio da rede pública do Estado aumentou em 2015, apesar das aprovações terem reduzido 2%. As informações foram divulgadas pelo secretário de Educação, Antonio Neto, em audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) na última quarta-feira, 2. A reunião foi marcada para cumprir a lei de Responsabilidade Educacional do Estado (5451/09), de autoria do presidente da Comissão de Educação, deputado Comte Bittencourt (PPS), que determina a apresentação de indicadores educacionais pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc).

O secretário apontou que o aumento das reprovações, em 2014, e a diminuição do abandono escolar representa que os alunos estão progredindo e que podem melhorar ao longo do ano. Outro dado apresentado foi a queda na distorção da idade/série no Ensino Médio. Em 2013, a cada dez alunos, seis tinham, pelo menos, três anos de atraso nas disciplinas. Em 2014, esse número caiu. Segundo Neto, a reorganização do EJA e esse novo modelo contribuiu para a permanência dos alunos nas salas de aula. Em contrapartida, a diretora do Sepe, Martha Moraes disse que as aulas realizadas para nivelar a turma, em muitos casos, são realizadas por um único professor que ministra todas as matérias.

"O nivelamento dos alunos não é feito de forma adequada. É comum professores lecionarem matérias para as quais não são formados. Nem todos os docentes estão preparados para isso. Eu sou professora de história e não tenho competência para dar aula de matemática, por exemplo”, afirmou e sugeriu a mudança.

O salário dos professores também foi pauta do relatório. De 2007 a 2014, houve um aumento de 45% na remuneração dos servidores. Porém, Comte alegou que o valor acumulado nesse período ainda não repõe as perdas salariais da classe. “É preciso avançar mais”, garantiu. Segundo Martha Moraes, diretora do SEPE, este ano, os professores já estão com uma perda salarial de mais de 20%. “Não dá para discutir a qualidade da educação sem discutir a valorização do profissional”, alegou.

Sobre o fechamento de escolas no estado, Comte defendeu que os índices seguem altos e solicitou ao secretário a relação das escolas que encerraram suas atividades. Segundo o deputado, já foram subtraídas da rede mais de 160 escolas. No entanto, o secretário alegou que só foram fechadas 40 escolas noturnas, que eram geridas pela prefeitura do Rio, mas garantiu que verificaria novamente a informação. Antonio Neto afirmou, ainda, que desde o ano passado foram construídas 247 laboratórios de informática e 56 novas bibliotecas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | estadual | ALERJ
Publicidade