Correios de Nova Friburgo não aderem à greve nacional

​Agências do centro da cidade funcionaram normalmente na quinta-feira
quinta-feira, 27 de abril de 2017
por Karine Knust
Correios de Nova Friburgo não aderem à greve nacional

Nesta quinta-feira, 27, diversas agências dos Correios no Brasil ficaram de portas fechadas. Isso porque, na noite da última quarta-feira, 26, foi aprovada a greve dos trabalhadores da estatal por tempo indeterminado. De acordo com o sindicato que representa a categoria, Sintect-RJ, as reivindicações são contra a ameaça de privatização, fechamento de agências, falta de segurança e contra as reformas Trabalhista e da Previdência Social, propostas pelo governo do presidente Michel Temer.

Segundo o presidente do Sintect-RJ, Ronaldo Martins, a greve foi a única forma encontrada para pressionar a direção dos Correios e o governo. “Nós estamos vivendo grandes ataques. A empresa ameaça retirar direitos históricos da categoria, o governo quer privatizar a ECT e impor reformas que escravizam os trabalhadores”, afirmou ele através de nota publicada em site oficial. Em Nova Friburgo, entretanto, as agências abriram normalmente nesta quinta-feira sem apresentar rumores de participação na greve nacional.

Ainda na quarta-feira, 26, o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro, que também representa a Região Serrana, confirmou a participação na greve geral, marcada para essa sexta-feira, 28. Em contrapartida, de acordo com empregados de uma das agências do centro de Nova Friburgo, as unidades da cidade também não vão aderir ao movimento e funcionarão normalmente.

Greve geral

Nos últimos meses, diversas mobilizações têm surgido pelo país em protesto às reformas trabalhista e da Previdência Social. A alegação é que as propostas de mudança representam um retrocesso em direitos fundamentais conquistados ao longo dos anos. Devido a isso, diversas centrais sindicais do Brasil programaram, para esta sexta-feira, 28, uma greve geral prometendo parar muitos serviços essenciais em todos os estados. Em Nova Friburgo está programado um ato público às 16h na Praça Dermeval Barbosa Moreira.  

Os sindicatos que até ontem, 27, haviam confirmado participação na paralisação foram o dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo; das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo e Região - representa  trabalhadores de padarias, fábricas de bebidas, doces, café, entre outros; o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo; dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica Mecânicas Materiais Elétricos de Nova Friburgo; dos Bancários de Nova Friburgo e Região; dos Professores; o Estadual dos Profissionais da Educação - Nova Friburgo - Sepe; dos Servidores do Poder Judiciário - Sindjustiça e o dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro. Os servidores da Previdência Social também anunciaram que irão aderir a greve geral, portanto a agência do INSS na Rua Galeano das Neves não deverá ter atendimento ao público. Já a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindicato do Comércio de Nova Friburgo emitiram nota ontem garantindo que o comércio de Nova Friburgo irá funcionar normalmente hoje, 28.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Greve | Crise
Publicidade