Corpus Christi: tapetes coloridos e procissão emocionam fiéis

Confecção dos painéis de sal reuniu centenas de fiéis católicos na Avenida Alberto Braune
sexta-feira, 27 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos desta matéria: Lúcio Cesar Pereira)
(Fotos desta matéria: Lúcio Cesar Pereira)

A tradição de confeccionar coloridos tapetes de sal para a procissão do Santíssimo Sacramento no dia de Corpus Christi mobilizou mais uma vez os moradores de Nova Friburgo. Na última quinta-feira, 26, cerca de três mil pessoas participaram da confecção de 92 tapetes ao longo da Avenida Alberto Braune. Representantes de paróquias, pastorais, colégios, instituições, comunidades e movimentos católicos estiveram à frente da montagem dos painéis, que consumiu, cada um, em torno de 15 sacos de sal com 25 quilos. O trabalho começou ao amanhecer e se estendeu até o início da tarde, atraindo a atenção de friburguenses e turistas que vieram curtir o feriadão na cidade.

“Todo ano venho com minha família para ver os tapetes. São lindos! Eu sempre me impressiono e me emociono com a criatividade dos meus irmãos”, comentou Vanilda Moraes. Este ano, foram produzidos 11 tapetes a mais que no ano passado. O tema desta edição foi “Eucaristia: rosto da misericórdia do Pai” e o lema “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (trecho do evangelho de São Lucas expresso no capítulo 6, versículo 36). A temática está relacionada ao ano santo da misericórdia instituído pelo Papa Francisco em dezembro de 2015, com término em novembro deste ano.

“Esse é um importante dia em que celebramos a solenidade do santíssimo corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. A igreja nasce com a eucaristia e vive e se alimenta da eucaristia. É uma festa em que reforçamos a unidade com a nossa fé e a caridade com o próximo”, disse o vigário geral da Diocese, Marcus Vinicius Brito Macedo.

Mais tarde, a partir das 15h, fiéis acompanharam a celebração da missa solene de Corpus Christi (a simbologia do corpo de Cristo representado na eucaristia) e adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, com a participação de diversos padres da Diocese, em frente à Paróquia São Bento Abade, no Bairro Ypu. De lá, o grupo saiu em procissão, acompanhando o bispo, que durante o percurso ministrou três bênçãos: uma no altar, outra em frente à Prefeitura de Nova Friburgo e, por fim, à frente Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A novidade deste ano foi a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que está na Diocese desde o último dia 8. O encerramento contou com shows de bandas católicas. 

Tapetes confeccionados há 100 anos

Nova Friburgo foi a primeira cidade do estado do Rio e uma das primeiras do Brasil a confeccionar tapetes na data do Corpus Christi, instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. A confecção de tapetes na cidade acontece há cerca de 100 anos e começou através do Colégio Anchieta. A partir de 1969, se estendeu pela Rua General Osório, Praça do Suspiro, até a Catedral São João Batista. Em 1974, os tapetes foram transferidos para o trajeto atual, na Avenida Alberto Braune, desde a Praça Dermeval Barbosa Moreira até o Bairro Ypu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Corpus Christi | religião
Publicidade