Coreto da Praça Getúlio Vargas é novamente pichado

Suspeito de cometer crime foi flagrado com lata de spray pela PM
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
por Dayane Emrich
A pichação no coreto (Reprodução da internet)
A pichação no coreto (Reprodução da internet)

O coreto da Praça Getúlio Vargas, no Centro, foi mais uma vez alvo de pichação. De acordo com a Polícia Militar (PM), o vandalismo aconteceu na noite do último sábado, 24. Um homem de 25 anos foi detido após ser flagrado com uma lata de spray e as mãos sujas de tinta.

Segundo informações dos agentes, a PM foi acionada por uma denúncia anônima. Além das muretas do coreto, que foram pichadas de preto com siglas e símbolos, o chão da praça também foi pintado. O homem foi encaminhado à 151ª Delegacia de Polícia e autuado por crime ambiental, sendo ouvido e liberado em seguida.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo na tarde da última segunda-feira, 26, e, em nota, o município informou a equipe de pintura da Secretaria de Serviços Públicos já esteve no local para avaliar o estrago e vai iniciar os reparos em breve.

Além do coreto, as estátuas de Alberto Braune e Getúlio Vargas também  já foram alvo de vandalismo, incluindo pichações e depredações. Em dezembro de 2016, o monumento em homenagem a Getúlio precisou ser removido após ter sido parcialmente destruído.

Em outubro do ano passado, logo após ser reformado, o chafariz da praça também foi pichado. Na ocasião, o então secretário de Serviços Públicos, Gilberto Salarini, pediu a população que ajude a fiscalizar. “Temos os agentes da Guarda Municipal e da PM, mas os friburguenses podem e devem ajudar na fiscalização, esse espaço é de todos”, disse ele.

Apesar de possuir defensores, de acordo com a lei 12.408, de 2011, a pichação é considerada crime ambiental e vandalismo, com pena de três meses a um ano, além de multa. Segundo o comandante do 11º BPM, tenente coronel Eduardo Vaz Castelano, “em caso de flagrante, o pichador é conduzido à DP para registrar o crime, ficando a cargo das autoridades policiais aplicar a lei”. Caso não haja flagrante, a vítima deve ir à DP para registrar a ocorrência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: pichação
Publicidade