Cordeiro atua na prevenção ao Aedes Aegypti

Secretaria de Saúde do município se mobiliza para auxiliar no combate ao mosquito e no atendimento às pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Em locais com maior incidência de dengue será utilizado o fumacê (Foto: Divulgação)
Em locais com maior incidência de dengue será utilizado o fumacê (Foto: Divulgação)

Devido ao crescimento do número de casos de dengue no município, a Secretaria de Saúde de Cordeiro está buscando alternativas para para auxiliar no combate ao mosquito e no atendimento à população com suspeita ou infectadas.

No Hospital Antonio Castro, a equipe de epidemiologia trabalha diariamente preparando relatórios com notificações dos casos suspeitos, assim como a autorização de exames sorológicos específicos para a dengue.

O assistentes da ESF (Estratégias de Saúde da Família) realizam atendimentos e relatam casos suspeitos, de acordo com a procura da população.

Mutirões são realizados as quartas e quintas-feiras, para detectar o foco de dengue, denuncias das comunidades e fazer a varredura dos principais pontos de proliferação do mosquito. Durante a semana as visitas são nas casas, para detectar possíveis larvas do Aedes Aegypti. As larvas são analisadas no local e o morador fica ciente da positividade ou não da dengue.

Posteriormente as larvas são eliminadas com inseticidas no próprio local.

A Secretaria de Saúde aguarda solicitação enviada para a Subsecretaria Estadual de Vigilância e Saúde para o fornecimento de materiais para hidratação, insumos, analgésicos específicos entre outros. O Governo do Estado ainda não deu nenhuma posição.

Em locais com maior incidência de dengue, será utilizado o fumacê. Devido ao período de chuva, a operação não foi iniciada, afinal, poderá haver risco da ineficácia do inseticida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aedes Aegypti
Publicidade