Copa Rio: TJD-RJ deve julgar hoje denúncia contra o Friburguense

Vencida a batalha dentro de campo, time briga pelo título da Copa Rio no Tribunal
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
por Vinicius Gastin
Valentin foi o responsável por apreciar a reclamação da Portuguesa (Foto: FFERJ)
Valentin foi o responsável por apreciar a reclamação da Portuguesa (Foto: FFERJ)

Vencida a batalha dentro de campo, é hora de brigar pelo título da Copa Rio no Tribunal. A Procuradoria do TJD-RJ denunciou o Friburguense por inscrição irregular de Diego Guerra, e o julgamento está marcado para acontecer ainda hoje, 28, às 16h. Seja qual for o resultado, a tendência é que o perdedor recorra ao STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva), o que deve prolongar ainda mais a decisão pela taça da competição estadual.

André Luiz Valentin, que foi o responsável por apreciar a reclamação da Lusa, solicitou auxílio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) para considerar se realmente denunciaria o Friburguense. Após receber ofício da FERJ sobre a situação do atleta no início desta semana, o procurador-geral resolveu prosseguir com o caso.

“O jogador está irregular por que não está inscrito na competição. Ele voltou para o clube de origem, porque pertencia ao Friburguense. Foi publicado no BIRA (Boletim Informativo de Registro de Atletas), tudo direitinho, mas ele não estava inscrito. Já havia passado o prazo de inscrição e não poderia jogar. Já mandei fazer a denúncia e hoje ou amanhã deve estar chegando”, disse em entrevista ao portal Futrio.

Mesmo com esse cenário, a princípio, desfavorável, o gerente de futebol José Siqueira aposta na documentação reunida pelo clube – que o Tribunal ainda não teve acesso – para reverter a situação e conseguir homologar o título da Copa Rio. De acordo com Siqueira, Diego Guerra foi inscrito dentro do prazo correto, ou seja, antes de 29 de agosto, e só entrou em campo depois de ter a condição de jogo regularizada.

“O que a Portuguesa falou na denúncia dela tem fundamento, utilizando o artigo 37, mas também temos nossas razões. Temos provas para mostrar o que eles falaram está errado, que nós cumprimos os prazos, temos os documentos. Foi tudo dentro do prazo. O nosso departamento jurídico está trabalhando. O Diego sempre foi jogador do Friburguense, e a inscrição foi feita dentro do prazo correto. Além disso, ele só entrou em campo depois de 14 de setembro, já em condições de atuar. Até conseguimos junto ao Macaé alguns documentos que mostrem que somos campeões dentro e fora de campo Trabalhamos fora de campo, e as possibilidades são boas. Claro que são vários auditores, e não sabemos de que forma vão interpretar.”

Entenda o caso

Após o primeiro jogo decisivo da Copa Rio, a Portuguesa acionou o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro com uma notícia de infração alegando que o zagueiro Diego Guerra, do Friburguense, vinha atuando em situação irregular. A Procuradoria tomou a frente da situação para analisar se a denúncia tinha embasamento. Enquanto isso, o presidente do TJD-RJ, Marcelo Jucá, atendeu a liminar pedida pela Lusa, que solicitou a não homologação da final da competição.

Mesmo com o imbróglio na justiça desportiva, o segundo jogo da decisão foi realizado no último sábado (22), no Luso Brasileiro. O Frizão perdeu para a Portuguesa no tempo normal por 4x3, mas levou a melhor nos pênaltis. A FFERJ não realizou cerimônia de premiação, aguardando o desfecho do caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade