Copa Edmond de Taekwondo reúne dezenas de atletas

19ª edição da competição que homenageia um dos mais consagrados atletas friburguenses da modalidade foi realizado no ginásio Helena Deccache
sexta-feira, 09 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Dezenas de atletas participaram de mais uma edição do tradicional evento de taekwondo
Dezenas de atletas participaram de mais uma edição do tradicional evento de taekwondo

Novamente sucesso, a Copa Edmond de Taekwondo teve a 19ª edição realizada no último fim de semana, no ginásio Helena Deccache, no Friburguense. Dezenas de atletas e torcedores lotaram as arquibancadas para acompanhar um show de força, equilíbrio e técnica. Após a disputa das competições, avaliadas por árbitros profissionais, a Academia SSVP faturou o título. A CTAM, do professor Giovanni Carvalho, idealizador e coordenador do evento, foi a vice-campeã. Fiterj, New Fighter e União Grande Rio completaram o pódio.

“Agradecemos a todas as academias que estiveram presentes, como também ao público, que vibrou com as demonstrações e as lutas”, comemora o agora mestre de taekwondo Giovanni Carvalho.

Além dos atletas, pais, admiradores da modalidade e demais profissionais envolvidos, o evento contou com a presença do presidente do conselho dos mestres, e também presidente da União Grande Rio, o grão-mestre 8°dan, Teófanes Alves Pereira. Das mãos dele, o friburguense recebeu a honraria da graduação de mestre.

Idealizada por Giovanni Carvalho, a Copa Edmond de Taekwondo é uma homenagem a um dos mais consagrados atletas friburguenses na modalidade. Em meados de 1995, Edmond enfrentava a rotina de preparação para mais um campeonato quando sofreu um acidente de moto próximo ao Curral do Sol e morreu no hospital dias depois.

“Comecei a trabalhar na Academia do Edmond em 1991. Ele foi um grande atleta de Nova Friburgo, conhecido mundialmente por ser faixa-preta e tricampeão carioca de taekwondo. No ano seguinte à sua morte pensei em realizar um evento de taekwondo e resolvi homenageá-lo. Eu não esperava, inclusive, que seria todo esse sucesso. A luta é muito grande, existem dificuldades para realizar o evento a cada ano”, conta Giovanni.

A primeira edição, realizada em 1º de setembro de 1996, reuniu 11 academias e um total de 200 atletas nas categorias mirim, infantil, juvenil, adulto e master. Desde então, a Copa Edmond acontece anualmente e não se restringe a Nova Friburgo, reunindo academias dos mais diversos municípios do estado. As disputas seguem exatamente as regras oficiais da modalidade.

Os Campeões da Copa Edmond
KyoruguI (luta):
Categoria mirim: Davi Araújo
Categoria infantil: Breno Rodrigues, Hideck Futigami, Pedro Henrique, João Victor Thedim
Categoria juvenil: Kevin Rodrigues    
Categoria adulto: Victor Bellver, Dionatha Carvalho, Gabriel Moura.   

Poonsae (sequência):
Categoria mirim: Breno Rodrigues, Hideck Futigami.
Categoria juvenil: Kevin Rodrigues.
Categoria adulto: Felipe Sanches, Wellington Gonçalves, Pedro Nascimento, Victor Bellver

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: taekwondo | helena decache
Publicidade