Contribuintes já podem fazer consulta ao 4º lote do IR 2016

Este ano, mais de dois milhões e cem mil contribuintes estão incluídos na lista
sexta-feira, 09 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Contribuintes já podem fazer consulta ao 4º lote do IR 2016

A Receita Federal já liberou consulta ao 4º lote do Imposto de Renda 2016. Este ano, mais de dois milhões e cem mil contribuintes estão incluídos na lista, totalizando R$ 2,5 bilhões em restituições. Aqueles que caíram na malha fina entre 2008 a 2015, mas regularizaram a situação com o Fisco, também podem verificar se seus nomes fazem parte da listagem de lotes residuais. Todos os valores, corrigidos em 5,6%, serão pagos na próxima quinta-feira, 15. 

A consulta pode ser feita pelo site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ainda pelo aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal. Os contribuintes idosos e com necessidades especiais serão os primeiros a receber a restituição. Logo depois, os valores serão pagos de acordo com a ordem de entrega da declaração do IR, sem erros ou omissões. Geralmente, são liberados sete lotes do IR a cada ano, entre junho e dezembro. 

Malha fina

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos tem sido o principal motivo que faz com que o contribuinte calha na malha fina. No fim de abril, por exemplo, a Receita Federal divulgou que 716 mil declarações foram retidas devido a inconsistências nas informações prestadas. 

Os contribuintes que quiserem saber se estão na malha fina podem acessar o extrato do Fisco no site da Receita. Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, é possível enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o nome é retirado da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Imposto de Renda
Publicidade