Conselheiros de parques estaduais participam de capacitação

Além das saídas de campo, também serão realizadas oficinas de mediação de conflitos e elaboração de projetos
terça-feira, 04 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), participam durante este mês de um curso de capacitação para contribuírem com a gestão da unidade. Com duração de seis dias, o curso abrange vários temas relativos ao meio ambiente, desde legislação até projetos socioambientais. O curso é ministrado por especialistas do Inea e convidados. Os 44 conselheiros vão participar de aulas práticas e teóricas sobre educação ambiental, código florestal, animais silvestres, crimes ambientais, ecologia da conservação e recursos hídricos. Além das saídas de campo, também serão realizadas oficinas de mediação de conflitos e elaboração de projetos.

A metodologia procura sempre buscar exemplos práticos relacionados à gestão dos parques. No caso dos crimes ambientais, por exemplo, foram analisados casos baseados nos crimes ambientais mais comuns no Parque dos Três Picos. Uma das atividades de campo incluiu a análise de uma Área de Preservação Permanente (APP), sua importância e as possíveis ações voltadas para a conservação dos locais visitados.  O curso começou no fim de junho e termina no próximo dia 22 de agosto.

Os conselheiros de outros dois parques estaduais — da Pedra Selada, com sede em Resende, na região do Médio Paraíba, e do Desengano, com sede em Santa Maria Madalena, na Região Serrana — também vão receber o mesmo curso de capacitação, com início em agosto e setembro, respectivamente. A iniciativa faz parte do projeto piloto de Fortalecimento das Ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Projeto EdUC) desenvolvido pelo Inea com recursos de compensação ambiental e executado pelo Instituto Moleque Mateiro.

O projeto realiza outras atividades educação ambiental, como cursos para professores e gestores de UCs, oficinas educativas com escolas nos parques e a realização de seminários sobre educação ambiental nas três unidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Três Picos | capacitação | INEA | Conselho Consultivo do Parque Estadual dos Três Picos
Publicidade