Conselheiro Paulino celebra aniversário de 65 anos

Localidade foi elevada à categoria de distrito em 1952 e hoje desponta como força econômica de Nova Friburgo
sexta-feira, 06 de janeiro de 2017
por Dayane Emrich
Conselheiro Paulino celebra aniversário de 65 anos

Há 65 anos, no dia 7 de janeiro de 1952, o então governador estadual Amaral Peixoto assinava a lei 1.428, elevando Conselheiro Paulino à categoria de distrito. Na época, a localidade era conhecida como Fazenda da Ponte de Tábuas, mas ganhou um novo nome, em homenagem a uma figura emblemática: o conselheiro Paulino José de Souza. 

Aos olhos da aposentada Marly dos Santos, de 75 anos, a mudança foi além da categoria e denominação. “Desde que nasci, moro aqui, no centro do distrito. Muitas foram as transformações: eram pouquíssimas casas, não havia comércio e muito menos todos esses prédios, escolas e construções. Havia muitas plantações de rosa, na época, principal atividade econômica do local”, conta, saudosa. 

Hoje, Conselheiro Paulino é composto por cerca de 40 bairros e uma área de aproximadamente 52 quilômetros quadrados. O distrito é um dos mais populosos de Nova Friburgo, com mais de 60 mil moradores, e responsável por grande parte da economia friburguense. Isso porque a maioria das indústrias da cidade está localizada ao longo de sua extensão. 

Além de fábricas do setor metalmecânico — como a Stam, União Mundial e a 3F — cujo carro-chefe são as fechaduras, em Conselheiro Paulino há também importantes empresas na área de transporte, como a Faol, alimentação e confecção, com destaque para a moda íntima.

Outra questão que também chama atenção é o comércio diversificado. São lojas de móveis, materiais de construção, autopeças, venda de carros, oficinas, postos de combustível, padarias, supermercados, restaurantes, lanchonetes, bancos, lojas de roupa, floricultura, farmácias, entre tantos outros estabelecimentos. Por este motivo, não há como negar que Conselheiro Paulino responde por uma parte bastante significativa do PIB municipal. Há quem diga, inclusive, que o distrito é o pilar da economia da cidade, sendo hoje a principal fonte para a composição da receita de Nova Friburgo.

As áreas de lazer são outro ponto forte do distrito. O Haras Kaylua, a ponte de ferro localizada na Fazenda da Laje, o Véu das Noivas, o Cão Sentado e o tradicional Festival de Folia de Reis, que reúne diversos visitantes, são alguns deles. 

A terra dos “Bravo”

Neto de Lafayette Bravo (vereador de vários mandatos, presidente da Câmara e prefeito de Trajano de Moraes), e filho de Lafayette Bravo Filho (vice-prefeito de Nova Friburgo), o atual prefeito Renato Bravo é mais uma das figuras de destaque da política friburguense com raízes no pujante distrito de Conselheiro Paulino.  

Aos 58 anos de idade, Renato morou no sexto distrito durante a infância, adolescência e parte da vida adulta e hoje carrega diversas lembranças do lugar onde cresceu. “Muito me orgulho de ser um filho do maior e mais populoso distrito de Nova Friburgo. Não é segredo para ninguém a minha relação de afeto com Conselheiro Paulino. Vivi momentos marcantes na minha vida pessoal, profissional e política. Lá aprendi muito com meu saudoso avô, Lafayette Bravo, que, inclusive, dá nome à praça do distrito”, disse ele.

Deixando de lado o saudosismo e o carinho pela localidade, Renato destaca, como gestor municipal, a importância econômica de Conselheiro Paulino para Nova Friburgo. “É uma região fundamental para a economia, pois gera emprego, renda e contribui imensamente para o desenvolvimento da cidade. Um lugar de pessoas de bem, de trabalhadores e empreendedores. Pra mim é muito gratificante como prefeito de Nova Friburgo, poder celebrar o aniversário de 65 anos de Conselheiro Paulino”, pontuou.

Igrejas, samba, futebol: a diversidade do sexto distrito

Maria do Carmo Bispo dos Santos, nascida em Conselheiro Paulino, em 1927, filha de Perpétua-Joaquim Pereira Bispo nos conta que a mãe fazia romarias no morro da igreja, antes de sua construção, em 1930. As terras eram de propriedade de seus pais, segundo Maria do Carmo, que o doaram para construção de um dos principais símbolos do distrito: a Paróquia de Santa Teresinha.

Em um mergulho no tempo, João Corrêa, no auge dos seus 90 anos de idade, conta que participou da construção da paróquia. “As pessoas eram muito pobres naquela época, era tudo diferente, não havia quase nada por aqui. Para a construção da igreja, por exemplo, eram feitos leilões e festas na antiga estação ferroviária — hoje sede da escola de samba do bairro”, relatou.

Por falar em escola de samba, é outro ponto a se destacar. Isso porque em Conselheiro Paulino está situada a quadra da Agremiação mais antiga de Nova Friburgo: o Grêmio Recreativo Escola de Samba Alunos do Samba. No local estão também o Nova Friburgo Futebol Clube, o antigo Campo do Pastão, atualmente chamado de Geraldo Leão, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), o Ginásio Esportivo Frederico Sichel, entre tantas outras instituições.

Maria da Glória, de 82 anos, é mais uma moradora, personagem da história de Conselheiro. “Eu assisti a criação de tudo isso aqui. Para mim o distrito tem tudo o que eu preciso, é uma verdadeira cidade: tem bancos, UPA, lojas de tudo... Moro aqui desde que me conheço por gente e não me vejo em outro lugar. Tenho um enorme carinho por tudo isso aqui”, disse ela, parabenizando o aniversário do distrito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade