Conheça nomes do esporte friburguense que vão carregar a tocha

Berço de grandes talentos do esporte, Friburgo será representada por alguns de seus destaques
terça-feira, 26 de julho de 2016
por Vinicius Gastin
Conheça nomes do esporte friburguense que vão carregar a tocha

Berço de grandes talentos do esporte nacional, Nova Friburgo será representada por alguns de seus destaques durante a passagem da Tocha Olímpica pela cidade, no próximo sábado, 30. Muitos que poderiam – e deveriam — carregar o símbolo olímpico ficarão de fora, tais como o professor José Tadeu, o gerente de futebol do Friburguense, José Siqueira, o jogador Bidu, nascido em Nova Friburgo, o comunicador esportivo Luiz Fernando Bonan, o ex-atleta e entusiasta do esporte Edson Roberto Tavares e tantos outros que fazem parte da história do desporto municipal. Ou que com enorme sacrifício sustentam projetos sociais diversos pela cidade. Mas é preciso reconhecer o mérito daqueles que foram escolhidos para representar esporte friburguense.

A primeira lista com 43 nomes foi divulgada e publicada na edição desta terça-feira, 26 de A VOZ DA SERRA. Alguns outros também já são conhecidos, como o do organizador de eventos esportivos, Felipe Malhard, e de Luísa Parente, pioneira da ginástica artística brasileira, que competiu nos jogos de Seul 1988 e Barcelona 1992.

Selecionamos alguns desses personagens confirmados que estão diretamente ligados ao esporte, para apresentar um pequeno histórico sobre cada um. Sem deixar de citar, por exemplo, nomes como o de Tony Ventura (ex-atleta de basquete e apoiador do esporte), e da professora de educação física, Luciana Mastrângelo Quintaes.

Alguns representantes do esporte municipal na condução da tocha

Mário Mello

Tetracampeão mundial de futebol de amputados pela Seleção Brasileira, possui diversos trabalhos desenvolvidos na modalidade. Além de jogador, já foi treinador e dirigente da seleção.

Daniel Lage Vieira Oliveira

Professor de judô e membro atuante do Conselho Municipal de Esportes. Possui uma carreira vitoriosa também como atleta. Dentre as principais conquistas está o vice-campeonato mundial de master por equipe em 2006, na França. Lage é responsável por revelar novos talentos e inserir crianças e jovens no contexto esportivo através das artes marciais, por meio da Associação de Judô de Nova Friburgo.

Carlos Eduardo Hespanha Matt 

É o atual comandante do 11º Batalhão da PM e foi vice-campeão de judô dos Jogos Pan-Americanos de 1995. Depois do brilho na carreira de atleta, montou um projeto social para oferecer o judô a crianças carentes em outubro de 2006, o Projeto Solução. As atividades do projeto são desenvolvidas no bairro Olaria, com direito a uma filial em Teresópolis, e contempla dezenas de crianças e jovens.

Anderson da Silva Cordoeira

O lutador de jiu-jítsu, fisioterapeuta e educador é de família friburguense e cidadão por direito desde 2005, quando recebeu o título. Anderson Cordoeira é pentacampeão da Copa Mercosul, bicampeão asiático (Japão) e vice-campeão mundial de jiu-jitsu, além de estar entre os dez melhores do esporte friburguense em 2014 e 2015 e receber o título de melhor professor de judô da rede municipal de ensino em 2015, pelo programa Mais Educação.

Flávio Luiz Chagas

Ziquinha tem 36 anos e atua no Friburguense desde 1998, com idas e vindas por outros clubes. O jogador possui grande identificação com os torcedores, e veste a camisa do clube desde as divisões de base. Em 2010, sofreu uma grave lesão que o deixou alguns meses fora dos gramados. Voltou em 2011, e ajudou a recolocar o Frizão na elite do futebol do Rio de Janeiro. O atacante participou de momentos marcantes da historia do Tricolor da Serra, como a semifinal da Taça Rio, em 2004, contra o Vasco, os vice-campeonatos da Serie B do Estadual e da Copa Rio, em 2011.  

Jhennifer Alves da Conceição

A friburguense começou a nadar por indicação médica, e desde então, o talento a direcionou pelo caminho do profissionalismo. Jhenny começou na Acquafitness, passou pelo Flamengo e hoje defende as cores do Pinheiros. A atleta coleciona participações vitoriosas no Troféu Maria Lenk, no Sul-Americano de Natação, no Mundial de Kazan, na Rússia, no Pan Americano de Toronto, no Canadá, em 2015 e, mais recentemente, no Mare Nostrum de natação, na França. Será a segunda atleta friburguense a participar de uma Olimpíada.

Miguel Ruiz Garbes

Miguel começou a jogar aos 15 anos de idade, e parou apenas aos 85, quando ainda disputava as tradicionais “peladas” no Nova Friburgo Country Clube. Com 22 títulos conquistados, sendo o maior vencedor do futebol friburguense, ao lado de Paulo Banana. Foi peça fundamental no tricampeonato do Friburgo entre 1945 e 1947, e posteriormente no hexacampeonato. Entre 1956 e 1963, Miguel participou de três bicampeonatos do Friburgo, e conquistaria dois títulos da terceira divisão pelo Roqueano Social Clube (1964 e 1965).

Felipe Malhard

Professor de educação física, também é reconhecido na cidade pela organização de grandes eventos esportivos. O principal deles é o Junfri, os Jogos Universitários Friburguenses. Nos últimos anos o evento foi ampliado, e agora conta com a participação de universidades de outros municípios. Malhard também atua como treinador em algumas categorias de base do Friburguense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tocha Olímpica
Publicidade