Confirmação de febre amarela em Friburgo lota postos de saúde

Só na unidade de Olaria, fila da vacinação chegou a ter mais de 4 horas de espera; morador do Cônego é novo caso suspeito
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
por Karine Knust
Confirmação de febre amarela em Friburgo lota postos de saúde

Como já era de se imaginar, os postos de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, e Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, amanheceram com longas filas nesta sexta-feira, 19. Todas buscando a vacina contra a febre amarela. Só em Olaria, 770 doses foram disponibilizadas para atender à demanda. Por lá, teve quem chegasse antes mesmo do posto abrir para não correr o risco de ficar sem imunização.

O estudante universitário Charles Junior Tavares, de 21 anos (foto), chegou ao posto Tunney Kassuga uma hora antes do início da campanha, às 8h. Mas, devido à grande procura, por voltas das 11h30, ainda aguardava na fila. “Não pude tomar a vacina no ano passado, mas a verdade é que temos um péssimo hábito de deixar tudo para a última hora. Sei que a vacina estava sendo oferecida antes, mas depois dessa confirmação da febre aqui na cidade eu me preocupei e resolvi enfrentar a fila”, afirmou Charles, enquanto aguardava atendimento.

No Cordoeira, centenas de pessoas também aguardavam a imunização antes mesmo do posto abrir. De acordo com moradores locais, houve confusão quando as doses começaram a serem aplicadas e muita gente saiu sem se imunizar.

Caso confirmado

O primeiro caso de febre amarela de 2018 em Nova Friburgo foi confirmado no início da noite de quinta-feira, 18, pela Secretaria estadual de Saúde. O paciente é o jovem de 21 anos morador da localidade de Maringá, em Riograndina. Ele estava internado no Hospital Raul Sertã, mas foi transferido na terça-feira, 16, para o Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz (INI-Fiocruz), no Rio de Janeiro. O que chama a atenção e acende um sinal de alerta é que, de acordo com a Secretaria muncipal de Saúde, o rapaz não tem histórico de viagens recentes, o que pode indicar que a doença tenha sido adquirida aqui mesmo em Nova Friburgo.

Mais um caso sob suspeita

Nesta sexta-feira, 19, o governo municipal confirmou que há mais um caso suspeito da doença na cidade, além dos outros três que ainda estão sendo investigados. O novo paciente com suspeita da doença teria 19 anos e seria morador do bairro Cônego. Ele está internado no Hospital Municipal Raul Sertã, “onde recebe os cuidados necessários da equipe médica”, informou o município.

Os outros três casos ainda em análise laboratorial na Fiocruz são de moradores das cidades vizinhas de Sumidouro e Duas Barras, que procuraram atendimento em Nova Friburgo. Dois desses pacientes estão em hospitais particulares da cidade e o outro, que foi à UPA de Conselheiro Paulino esta semana, agora se encontra internado no Raul Sertã, onde também recebe cuidados médicos.

Estratégias de imunização

Apesar da primeira confirmação de febre amarela e do aumento no número de casos suspeitos da doença, a secretaria de Saúde informou que vai manter as estratégias divulgadas no início desta semana. “A estratégia de imunização permanece a mesma divulgada esta semana em coletiva de imprensa, pois assim que recebeu a notificação de suspeita do caso, a secretaria já havia se antecipado e intensificado as ações de prevenção à doença”, declarou a pasta através de nota. O governo municipal ainda afirmou que tem doses suficientes para atender a demanda e que “elas estão disponíveis nas unidades de saúde do município, assim como sempre esteve ao longo do último ano”.

O Dia D de vacinação contra a febre amarela será realizado no próximo sábado, 27. A campanha vai acontecer em todas as unidades de saúde do município, incluindo o Posto de Atendimento do Terra Nova, das 9h às 16h. Mas antes dessa data, é possível encontrar a vacina nos cinco maiores postos de saúde do município.

Às segundas-feiras, das 9h às 16h, a imunização acontece no Posto de Saúde de Conselheiro Paulino. Às quartas-feiras, também das 9h às 16h, é a vez do Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. Já nas quinta-feiras, é possível se vacinar no Posto de São Geraldo, das 8h às 11h. Nas sextas-feiras, a imunização é oferecida em duas unidades: das 8h às 11h no Posto do Cordoeira e das 9h às 16h no Posto Tunney Kassuga, em Olaria.

Também dentre as atividades do chamado “Plano de Resposta ao Alerta por Febre Amarela” está a imunização itinerante em bairros mais afastados do centro da cidade. Entre os dias 22 a 25 de janeiro, das 9h às 13h, equipes também estarão vacinando moradores das localidades de Janela das Andorinhas e Alto dos Michéis, Pilões, Três Cachoeiras, Alto dos Vieiras, Fazenda Mendes, Cardinot, Buraco do Sapo, Ponte Preta, Prainha e Coelhão. Além dessas regiões, também haverá vacinação nas unidades de Saúde de Campo do Coelho (dia 22),  Centenário (23), Conquista (24) e São Lourenço (25).

Desde o ano passado, cerca de 110 mil pessoas já foram imunizadas em Nova Friburgo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela | saúde
Publicidade