Confira a programação religiosa de Corpus Christi

Além dos tapetes, festividade católica tem missa, procissão e shows
quinta-feira, 26 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Confira a programação religiosa de Corpus Christi

A Diocese de Nova Friburgo preparou, como de costume, uma programação especial para a festa de Corpus Christi, comemorada pela Igreja Católica nesta quinta-feira, 26. A solenidade simboliza o corpo de Cristo através da eucaristia (a hóstia consagrada).

Assim como em anos anteriores, as atividades tiveram início por volta das 6h, com a confecção dos tradicionais tapetes de sal, na Avenida Alberto Braune. Às 15h, é realizada missa solene presidida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, em um palanque montado na Rua Coronel Zamith, em frente à igreja de São Bento. Na ocasião, além da celebração eucarística, um momento de adoração será seguido de uma bênção com o Santíssimo Sacramento.

Em seguida, os fiéis saem em procissão até a Catedral São João Batista. Durante o percurso haverá duas paradas para a bênção do Santíssimo: em frente à Prefeitura e, por fim, em frente à Catedral São João Batista. A festa se encerra às 19h com shows de bandas católicas.

Este ano a solenidade de Corpus Christi tem uma novidade: a participação da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que está na Diocese de Nova Friburgo desde o último dia 8. A passagem pelo município está relacionada aos festejos dos 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil no Rio Paraíba do Sul.

Segundo a organização da festa de Corpus Christi, foram montados este ano 92 tapetes — 11 a mais que no ano passado — sendo que cada um gasta uma média de 15 sacos de sal com 25 quilos, cada. Os tapetes são projetados por paróquias, pastorais, comunidades e movimentos católicos, instituições católicas e por alguns setores da sociedade. Segundo dados dos organizadores, um público de, aproximadamente, 15 mil pessoas é aguardado ao longo da programação no município.

Sobre o Corpus Christi

A festa de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, é uma comemoração católica que tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A solenidade foi criada em 11 de agosto de 1264, pelo Papa Urbano IV, representando um momento de fé, adoração e compromisso.

            Comemorada sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade — em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia — a celebração teve origem em Liége, na Bélgica, no século 13. Na época, a freira Juliana de Cornillon teria sido inspirada para que o mistério da eucaristia fosse celebrado com destaque.

            O Papa Urbano IV, através da Bula "Transiturus" estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que até hoje são usados durante a celebração.

            Em Nova Friburgo, o evento começou há cerca de 100 anos no Colégio Anchieta e a partir de 1969 se estendeu pela Rua General Osório, Praça do Suspiro até a Catedral. Em 1974, os tapetes foram transferidos para a Avenida Alberto Braune.

 

Com fotos arquivo: SALVAS NA DATA DE 24-05 PELA DAYANE. LÚCIO SALVOU MAIS NA DATA DE 25-05

 

Legenda 2:

 

Os tapetes de sal encantam pela beleza e as réplicas de símbolos religiosos. Costumam ser sempre muito admirados por moradores e turistas. Para este ano, a organização da festividade prevê a confecção de 92 tapetes, 11 a mais  que o ano passado

 

20150604_AT-tapetes-Alberto Braune  (3):  Cada tapete gasta uma média de 15 sacos de sal, com 25 quilos, cada. Por ordem da Igreja não são mais utilizados alimentos no preparo das ornamentações, como pó de café, caroços de feijão, arroz e massa de macarrão, apenas sal grosso, tinta e muita criatividade dos fiéis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: corpus chisti | religião
Publicidade