Confira 8 dicas para não cair em armadilhas da Black Friday

Megaliquidação desta sexta-feira promete movimentar o comércio com uma série de descontos que valem a pena... ou não
terça-feira, 24 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Apontada como alternativa para minimizar a crise que afeta o comércio nos últimos meses, a Black Friday vem sendo aguardada com expectativa por muitos consumidores em busca de produtos com descontos. A megaliquidação, realizada sempre na última sexta-feira de novembro, este ano cai neste dia 27 e promete movimentar lojas tradicionais, grandes redes de varejo e sites de vendas. Apesar dos anúncios de ofertas e descontos tentadores, os consumidores devem ficar atentos para não caírem em armadilhas, fazerem compras desnecessárias e se endividarem neste momento de incertezas na economia. É o que aconselham os especialistas em compras e educação financeira, destacando que comprar sem necessidade só porque o desconto é bom não é recomendável.

Segundo os consultores, é vantajoso comprar na Black Friday algo já planejado e que esteja com um preço adequado. A data também pode ser uma ótima oportunidade para quem quer antecipar as compras de Natal e ainda economizar. Assim, é importante o consumidor listar os produtos que queira comprar e fazer uma pesquisa com antecedência. Antes de encarar a maratona de compras também é preciso estar atento a outros cuidados que devem ser tomados a fim de economizar na “Black Friday”. Confira abaixo algumas dicas importantes para não se arrepender depois.

Oito dicas para não cair em armadilhas e aproveitar a megaliquidação:
 
1 - Não compre sem precisar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que as prestações irão caber no orçamento.

2 - Analise se a compra não trará custos extras individuais ou para a família posteriormente.

3 - Se antecipe à Black Friday, pesquisando os preços dos produtos que deseja comprar para ver se os descontos oferecidos nesta sexta-feira, 27, realmente serão interessantes.

4 - Liste tudo que pretende comprar, quem deseja presentear e quanto pretende gastar com cada um.

5 - Caso esteja com dificuldades financeiras e queira antecipar as compras natalinas, a principal dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar aos jovens e adultos o motivo de não receberem presentes.

6 - Utilize a internet como meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis.

7 - Se prepare para ir às lojas com tempo, roupas confortáveis além de uma dose extra de paciência. Isso ajudará a evitar compras rápidas com o intuito de acabar com o martírio e acabar não fazendo uma boa economia.

8 - Procure, por meio de conversas, saber quais são os reais desejos das pessoas. Muitas vezes se compra coisas caras, sendo que presentes baratos seriam muito mais bem-vindos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Black Friday
Publicidade