Concurso: teste de aptidão física para serviços gerais será dia 4 de junho

Avaliação complementar será aplicada novamente para preencher 52 vagas
quarta-feira, 25 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Concurso: teste de aptidão física para serviços gerais será dia 4 de junho

O teste de aptidão física (TAF) complementar para o cargo de auxiliar de serviços gerais do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo será realizado no próximo dia 4 de junho, na quadra do Friburguense Atlético Clube, em Olaria. O edital de convocação — com a retificação da data de aplicação do teste e a lista dos candidatos — pode ser conferida nas páginas 10 e 11 da edição impressa de A VOZ DA SERRA e também nos sites www.exatuspr.com.br e www.pmnf.rj.gov.br. Somente os candidatos que não fizeram a avaliação em fevereiro foram chamados para fazer o novo teste. 

A prefeitura oferece 100 vagas para auxiliar de serviços gerais com salário de R$ 807,93. Em janeiro, 1.341 candidatos foram aprovados na prova objetiva para o cargo, e 500 foram convocados para fazer o teste de aptidão física no mês seguinte. Destes, 48 foram aprovados no teste — isto é, somente 9,6% dos candidatos conseguiram concluir com êxito a avaliação. Por isso, a comissão do concurso decidiu realizar novamente o TAF para preencher as 52 vagas restantes para auxiliar de serviços gerais.

Segundo o edital, os candidatos convocados para fazer o teste de aptidão física, em junho, deverão apresentar no dia da avaliação com documento de identidade original, atestado médico e também deverão estar trajados com roupa adequada à prática de atividades físicas. O candidato que descumprir essas normas não poderá realizar o TAF.

O teste terá quatro etapas: o candidato deverá com um único impulso e sem corrida de aproximação, saltar para frente, buscando ultrapassar o espaço de 2,14 metros, para homens, e 1,66 metro para mulheres, demarcados no chão. Após o salto, os classificados farão abdominais (25 para homens e 15 para mulheres) e, depois, flexões (20 para homens e 15 para mulheres). Ambas deverão ser realizadas em um minuto. Na última fase do teste, os homens terão que correr 1.600 metros e as mulheres 1.200 metros em 12 minutos. Somente os candidatos aprovados nas quatro etapas do teste se classificarão no concurso.

Teste físico na Justiça

Ainda segue na 1ª Vara Cívil de Nova Friburgo o pedido de anulação do teste de aptidão física, aplicado em fevereiro, em Olaria. Em março, a Defensoria Pública entrou com uma ação depois que centenas de candidatos reclamaram da avaliação. O órgão alega que o teste deve ser cancelado porque as leis que criaram ou regulamentaram os cargos no município não prevêem a necessidade do teste no certames municipais.

O órgão ainda afirma que foi exigido dos candidatos habilidades de elevado grau de dificuldade e incompatíveis com as funções desempenhadas em cada cargo. Mais de 80% dos avaliados foram reprovados no teste. Não há previsão sobre quando a Justiça tomará uma decisão sobre o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: concurso 2015
Publicidade